News News

Back

Professor da UFPE é coeditor de livro sobre design, experiência do usuário e usabilidade

Público-alvo são designers e profissionais de usabilidade e interação humano-computador

O professor Marcelo Soares, do Departamento de Design da UFPE, é o primeiro coeditor do livro em três volumes “Design, User Experience and Usability”. Os volumes integram os anais da 11ª Conferência Internacional sobre Design, Experiência do Usuário e Usabilidade (DUXU), que fez parte da 24ª Conferência Internacional de Interação Humano-Computador (HCI), evento virtual realizado entre 26 de junho a 1º de julho.

O público-alvo da obra são designers e profissionais de usabilidade e interação humano-computador, como engenheiros de software, cientistas, profissionais de marketing e líderes empresariais. O livro também é voltado a profissionais de campos como os de Inteligência Artificial (IA), Arquitetura, Gestão Financeira e de Saúde, Design de Jogos, Design Gráfico, Industrial e de Ambientes, além de Finanças e Psicologia. O livro está disponível no site da conferência HCI e no site da Editora Springer. 

Resumo

A experiência do usuário (UX) se refere ao pensamento, sentimento e comportamento de uma pessoa ao usar sistemas interativos. O design UX torna-se fundamentalmente importante em novos e emergentes contextos móveis, onipresentes e baseados em computadores. O escopo do design, experiência do usuário e usabilidade (DUXU) se estende a todos os aspectos da interação do usuário com um produto/serviço, como ele é percebido, aprendido e usado. Também aborda o conhecimento, métodos e práticas de design com um foco em processos profundamente centrados no ser humano. A usabilidade, utilidade e apelo são requisitos fundamentais para um projeto de experiência efetiva do usuário.

Date of last modification: 15/07/2022, 11:51