News News

Back

Proexc promove evento com o fotógrafo João Lobo para discutir memória e modernidade na fotografia contemporânea

O artista visual paraibano fará palestra no dia 22, às 19h, no Instituto de Arte Contemporânea (IAC)

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da UFPE, por meio da Diretoria de Cultura, junto com o Instituto de Arte Contemporânea (IAC), promove colóquio com o artista visual paraibano João Lobo, na quarta-feira (22), a partir das 19h, no Centro Cultural Benfica. Lobo investiga as relações entre arte e fotografia há quatro décadas e vai compartilhar parte dessa trajetória com o público durante a palestra “Fotografia Expandida: ÍNDICE itacoatiara ingá/O Tempo do Movimento - processos de criação, tecnologias e portfólios”. O evento é aberto ao público.

João Lobo é artista visual e pesquisador brasileiro. Iniciou seu percurso na década de 1980, promovendo audiovisuais por cidades no interior da Paraíba; trabalhou como fotojornalista para diversos jornais e revistas, depois entrou para a fotografia publicitária em agências de publicidade e editoras do Brasil. Realizou diversas exposições nacionais e internacionais, produziu e participou de eventos de fotografia como o Parayba Digital. Desde 2011, consolida seu trabalho autoral com a foto minimalista e a pesquisa acadêmica com a fotografia expandida.

Na palestra, Lobo debaterá com o público sobre o processo criativo que o levou a executar seus mais recentes projetos: a exposição “ÍNDICE itacoatiara ingá”, inaugurada no Museu Nacional de História Natural e da Ciência de Portugal, no ano passado, durante as comemorações do bicentenário da Independência do Brasil, e o projeto O Tempo do Movimento, ainda inédito.

“ÍNDICE itacoatiara ingá” buscou apresentar um outro olhar sobre as famosas inscrições rupestres do Sítio Arqueológico Pedra do Ingá, no sertão paraibano. Esse projeto teve origem em 2004, e discute os limites da fotografia, estabelecendo um diálogo entre o analógico e o digital como plataforma para discutir a atualização tecnológica, suas inovações e a ampliação das possibilidades técnicas. Isso enquanto se debruça sobre um monumento arqueológico que data, segundo pesquisadores, de mais de seis mil anos. Apresentado recentemente em Lisboa, este trabalho despertou interesse de artistas e pesquisadores no Brasil, Argentina, Estados Unidos, Portugal e Espanha. 

Por sua vez, O Tempo do Movimento amplia as concepções visuais e desvincula completamente a fotografia da sua relação com a representação tradicional, um trabalho com caracteres expandidos em que, a bordo de um trem em alta velocidade (120 km/h), a câmera afixada na frente da locomotiva, preparada para longas exposições, captou em apenas um frame todo o percurso do comboio. O que resultou em fotografias com até quatro horas de exposição. As imagens resultantes desta experiência apresentam conteúdos visuais que ultrapassam a estética relacionada com a fotografia documental e atribuem outros valores representativos à fotografia na atualidade.

O projeto “Fotografia Expandida” também passará pela Galeria Conviv’Art da UFRN e pelas cidades de São Paulo (SP) e Buenos Aires, na Argentina.

Date of last modification: 15/03/2023, 14:02