News News

Back

Proexc e Prograd divulgam o Guia de Curricularização da Extensão

Documento traz os direcionamentos sobre como a extensão e a cultura serão incluídas na carga horária dos cursos e a importância para a formação dos alunos

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) e a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) estão lançando o Guia de Curricularização da Extensão, desenvolvido para sanar as dúvidas existentes e estimular os docentes em sua participação ativa, assim como esclarecer os objetivos e garantir o funcionamento do modelo de extensão universitária. A extensão e a cultura compõem o formativo que se configura como atividades fins da educação superior, ao lado do ensino e da pesquisa. Os programas e os projetos de extensão fazem parte da rotina de diversos estudantes da UFPE, mas a verdadeira importância da curricularização da extensão ainda é desconhecida por muitos.
 
A extensão faz parte de um tripé compartilhado com a pesquisa e o ensino. Juntos e indissociáveis, eles mantêm a reflexão, a criatividade, a escuta, a criticidade e a participação cidadã, entre outros, ativos dentro do ambiente universitário. A partir disso, o Guia da Curricularização traz os principais direcionamentos para a comunidade acadêmica sobre como a extensão e a cultura serão incluídas na carga horária de cada curso e a importância desse processo na formação dos estudantes. Também é possível tirar dúvidas a partir das perguntas apresentadas no guia, partindo da definição de termos chaves até a implementação das ações no currículo acadêmico.
 
O Guia da Curricularização é dividido em quatro partes, sendo elas: Curricularização das Ações de Extensão, na qual são expostas a definição de extensão universitária, a trajetória, o histórico e a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; Perguntas Frequentes, onde são apresentados questionamentos acerca do processo de extensão e de curricularização, seguidos das respectivas respostas; Apêndices, nos quais são encontrados os direcionamentos do processo de curricularização entre professores e estudantes; e as Referências utilizadas para a construção do Guia.
 
O lançamento do Guia de Curricularização da Extensão é o ponto de partida para o reconhecimento das ações de extensão universitária como propulsoras em levar o conhecimento para além das salas de aula. A partir dele, estudantes poderão entender o papel e a importância da extensão dentro do ambiente acadêmico e contribuir para o fortalecimento desta história, dentro e fora dos muros da universidade. O guia está disponível para download nos endereços abaixo: 
 
Date of last modification: 04/11/2021, 16:45