News News

Back

Proexc promove cursos em Sertânia em parceria com prefeitura municipal

Cursos são oferecidos por meio do Núcleo de Extensão e Cultura do Sertão do Moxotó, Ipanema e Pajeú (Nemip)

Foto: Divulgação

Cursos tiveram carga horária de 20 horas

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da UFPE, por meio do Núcleo de Extensão e Cultura do Sertão do Moxotó, Ipanema e Pajeú (Nemip), está promovendo dois cursos no município de Sertânia, com parceria da Prefeitura Municipal. Nesta semana, foi realizado o curso “Introdução à mecânica aplicada ao desenvolvimento de veículos off-road de tipo Baja”. A oficina é para estudantes das redes municipal e estadual de ensino e jovens da comunidade em geral. As aulas acontecem na sede do Nemip, no antigo prédio da Justiça do Trabalho, em frente à Igreja Sagrado Coração de Jesus.

O curso termina hoje (25) com uma carga horária total de 20 horas. Duas turmas foram formadas. Os participantes estão aprendendo sobre a mobilidade e os veículos off-road, projeto, sistema e fabricação de veículos off-road de tipo Baja, desenho, dimensionamento, fabricação, sistemas de direção, suspensão, transmissão, freio e propulsão. As aulas contam com atividades teóricas e práticas e os alunos vão receber certificado. A formação é comandada pelo professor Maxime Montoya, do Departamento de Engenharia Mecânica da UFPE.

Termina hoje (25) também o segundo módulo do curso “Desafios da inclusão de crianças com deficiência na educação básica”. A iniciativa acontece na Sala de Formação Paulo Freire, onde estão participando professores da rede municipal da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e mediadores de aprendizagem. O objetivo da ação é ampliar o debate sobre ensino-aprendizagem de pessoas com deficiência. Está na ementa do curso o uso do sistema de Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) para pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo e com deficiência intelectual; a importância da audiodescrição de eventos visuais para inclusão comunicacional, social e educacional de pessoas com deficiência visual, entre outros assuntos. A proposta é construir um Plano de Desenvolvimento Individualizado.

As duas turmas, que recebem 20 alunos cada, são comandadas pelos professores Ernani Nunes Ribeiro (Ciências Biológicas/Centro Acadêmico de Vitória/UFPE) e Rafaella Asfora Siqueira Campos Lima (Departamento de Psicologia, Inclusão e Educação/Centro de Educação da UFPE). O segundo módulo teve início na última segunda-feira (21).

Desde que foi inaugurado, o Núcleo de Extensão e Cultura do Sertão do Moxotó tem investido na qualificação da população local, inclusive, dos servidores municipais. A parceria com a Prefeitura Municipal tem permitido a realização de cursos para a população local.

Date of last modification: 25/11/2022, 14:44