News News

Back

Prefeitura de Vitória de Santo Antão doa terreno para a UFPE ampliar o Centro Acadêmico de Vitória

No local, a Universidade planeja edificar o RU, equipamentos para o curso de Educação Física, laboratórios, salas de aulas e gabinetes de professores

O prefeito do município de Vitória de Santo Antão, Paulo Roberto de Arruda, sancionou, no último dia 23, a Lei de autoria do Poder Executivo, e aprovada pela Câmara Municipal, que autoriza a desafetação e doação de terreno com 4.219,79m² à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para a ampliação do Centro Acadêmico de Vitória (CAV). 

A norma, que já está em vigor, prevê, a título de contrapartida da Universidade a implantação de Núcleos de Apoio Comunitário voltados à saúde, educação e esporte com o propósito de “fomentar o desenvolvimento científico e tecnológico no âmbito do município”. A UFPE, de acordo com o projeto de lei, tem prazo de 360 dias para dar início ao funcionamento do empreendimento. A doação do terreno foi possível através de articulação entre o reitor Alfredo Gomes e o prefeito Paulo Roberto, com tratativas iniciadas em janeiro de 2021.

Ao receber a notícia da formalização, por meio de um telefonema do próprio prefeito, o reitor Alfredo Gomes destacou a importância da parceria com o município e a UFPE e manifestou profundo agradecimento. Já o vice-reitor Moacyr Araújo pontuou a relevância do ato, que, nas suas palavras, “vai proporcionar uma nova história no CAV”. O diretor do CAV, professor José Eduardo Garcia, ratificou que o Centro Acadêmico de Vitória há muito sofre a falta de espaço físico. “Por estar situado em cima de um morro, o CAV tem pouca área de expansão”, afirma. 

No terreno doado, que abrigava o antigo Zoológico Municipal Melo Verçosa, situado no Alto do Reservatório, na Bela Vista, a UFPE planeja edificar o restaurante universitário, equipamentos para o curso de Educação Física como ginásio poliesportivo, piscina e outros, além de novos laboratórios, salas de aulas e gabinetes de professores.

Date of last modification: 30/12/2021, 16:00