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Prazo de submissão para nova edição da Revista Estudos Universitários foi prorrogado até 31 de maio

Com este número, a UFPE homenageia o centenário do educador Paulo Freire, ex-aluno e ex-professor da Universidade

Reconhecendo a contribuição do educador Paulo Freire para o debate sobre conhecimento crítico, educação e sociedade, no Brasil e no mundo, a Universidade Federal de Pernambuco, por meio da Estudos Universitários: revista de cultura, em parceria com a Cátedra Paulo Freire (UFPE), convida colaboradores, de todas as áreas do conhecimento, a participar da composição do número especial “Tempos fundantes, tempos presentes: 100 anos de Paulo Freire”, um compêndio multidisciplinar para expor, debater e ver vivenciados os conceitos e os princípios freireanos, nas mais diversas áreas do conhecimento, sob múltiplas perspectivas.

Com este número, a UFPE homenageia o centenário deste ex-aluno e professor, nascido em setembro de 1921, responsável pela fundação do Serviço de Extensão Cultural da Universidade e da revista Estudos Universitários, em 1962.

A Revista Estudos Universitários espera publicar estudos (artigos acadêmico-científicos), ensaios, relatos de experiência e resenhas que tenham tomado os referenciais freireanos como objeto ou fundamentos de pesquisas e trabalhos. Os textos poderão ser submetidos até 31 de maio. Os trabalhos selecionados serão publicados no volume 38, nº 1, com lançamento previsto para agosto deste ano. Os autores devem submeter seus textos através da plataforma da revista, onde também encontrarão as instruções para composição e envio. 

A seguir, a título de exemplo, há uma lista não exaustiva de possibilidades temáticas, que podem ser abordadas a partir de diferentes áreas, para este número especial:

- Ação Cultural para Liberdade e o esvaziamento da pauta cultural no Brasil;
- Cartas de Paulo Freire e estudos biobibliográficos;
- Ciência, negacionismo e infodemia no Brasil atual, a partir da Pedagogia Crítica;
- Educação domiciliar e concepções freireanas;
- Educação Infantil e Paulo Freire;
- Educação remota, ensino a distância e Paulo Freire;
- Ensino Médio, educação integral e concepções freireanas;
- Ensino Superior e práxis freireana;
- Ensino tecnicista sob uma perspectiva freireana;
- Estudos étnico-raciais, feministas, Queer e o humanismo freireano;
- Extensão Universitária brasileira e Paulo Freire;
- Inteligências artificiais e educação humanizadora;
- Modernidade Líquida e epistemologia freireana;
- Movimentos sociais contemporâneos revistos pela Pedagogia do Oprimido;
- Multilinguismo, Libras e Pedagogia Crítica;
- Pandemia, políticas públicas e princípios freireanos;
- Paulo Freire, exílio e interações acadêmicas;
- Pedagogia da Autonomia e o ensino de jovens e adultos;
- Pedagogia da Esperança e as prospecções para a educação pós-pandemia;
- Políticas educacionais, orientações curriculares e Paulo Freire;
- Recepção da Pedagogia Crítica no mundo;
- Universidade Federal de Pernambuco e a contribuição de Paulo Freire.

Date of last modification: 22/04/2021, 19:35