News News

Back

Pós em Geociências promove defesa de dissertação de mestrado amanhã (14)

Foram realizadas 16 campanhas de coletas de amostras de água para análises físico-química e bacteriológica, sendo analisados 52 parâmetros

O Programa de Pós-Graduação em Geociências (PPGEOC) da UFPE promove a defesa de dissertação de mestrado “Análise da variação potenciométrica e da qualidade da água do aquífero freático na área da Refinaria Abreu e Lima”, amanhã (14), às 14h, na sala de reunião 326, localizada no 3º andar do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG). O trabalho, orientado pelo professor José Geilson Alves Demétrio, do Departamento de Geologia da UFPE, é de autoria da aluna Ana Gabriella dos Santos Batista.

A banca examinadora é composta pelo orientador e pelos professores Marcelo Reis Rodrigues da Silva, do Departamento de Geologia da UFPE, e Jaime Joaquim da Silva Pereira Cabral, do Departamento de Engenharia Civil da UFPE.

Resumo:

O monitoramento da variação da superfície potenciométrica e da qualidade da água é uma atividade fundamental para a compreensão do comportamento hidrodinâmico de um aquífero. A Refinaria Abreu e Lima vem realizando o monitoramento do aquífero freático, nos domínios de suas instalações, desde maio de 2009. Infelizmente, esse monitoramento não foi contínuo, mas o volume de informações obtido foi substancial, principalmente nos dois anos de monitoramento automático, com registro horário dos níveis de água. Foram realizadas 16 campanhas de coletas de amostras de água para análises físico-química e bacteriológica, sendo analisados 52 parâmetros. Os dados de variação do nível da água, confrontados com os dados de precipitação, mostraram que o nível da água no aquífero está intimamente ligado ao regime das chuvas, com respostas bastante rápidas. O pico de chuva defasado em 12 horas do pico de subida da água no poço. Além do mais, ficou claro que a curva de variação do nível da água no aquífero é semelhante a uma curva de variação da lâmina d’água em um rio. Uma característica marcante da qualidade da água foram os altos teores, de forma persistente, de turbidez, ferro, alumínio e manganês e, raramente, a presença de chumbo e cromo. A hipótese defendida, para explicar esses altos teores, é a natureza dos solos na área da refinaria, que são argilosos decorrentes da alteração de rochas vulcânicas máficas.

Mais informações
Programa de Pós-Graduação em Geociências
(81) 2126.8726/8902
ppgeocufpe@gmail.com
pgeoc@ufpe.br

Date of last modification: 13/07/2017, 15:26