News News

Back

PET-GOV Resíduos se encerra com curso sobre tecnologias habilitadoras aplicadas à gestão pública de reaproveitamento

Experiência inédita permitiu trazer aspectos inovadores ao setor público protagonizados por seus funcionários

O Programa de Extensão Tecnológica para o Governo (PET-GOV) Resíduos foi encerrado na última segunda-feira (15), com um curso sobre “Tecnologias Habilitadoras aplicadas à Gestão Pública de Reaproveitamento de Resíduos Sólidos no Estado de Pernambuco” realizado no Instituto Nacional de Tecnologia em União e Revestimento de Materiais (INTM) www.ufpe.br/intm da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A atividade culminou no desenvolvimento de MVPs (produto mínimo viável) envolvendo a Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde (Aesa), a Autarquia Estadual de Fernando de Noronha e a Prefeitura do Recife. Também houve participação da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (Semas-PE) e Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH).

Coordenado pelo professor Tiago Felipe de Abreu Santos, do Departamento de Engenharia Mecânica, com participação da professora Nathalia Bezerra de Lima, do Departamento de Química Fundamental, ambos da UFPE, o PET-GOV Resíduos contou ainda com a professora Heliana Nascimento, da Aesa, e os professores Emília Rabbani e Felipe Mendes Cruz, ambos da Universidade de Pernambuco (UPE).

O programa foi desenvolvido em duas etapas: na primeira, houve o embasamento científico pertinente para a formação de funcionários do setor público no intuito de desenvolver o aporte teórico necessário para a formulação dos MVPs; a segunda etapa consistiu na imersão desses funcionários em ambientes de inovação para desenvolvimentos dos produtos. A experiência inédita, financiada pela pelos órgãos de fomento estaduais, permitiu trazer aspectos inovadores ao setor público protagonizados por seus funcionários e visando a reutilização de resíduos sólidos dentro do contexto de atuação de cada setor. Os resultados dos MVPs já foram aceitos e serão publicados no Congresso Brasileiro de Resíduos Sólidos, que será realizado de 24 a 28 de outubro.

Date of last modification: 19/08/2022, 12:45