News News

Back

Pesquisas, desenvolvidas no HC, são aprovadas no Congresso Brasileiro de Hematologia e Hemoterapia

Ambos os trabalhos tratam de análises de marcadores biológicos de pacientes que ficaram internados na UTI covid-19 do HC

Dois trabalhos científicos desenvolvidos no Hospital das Clínicas da UFPE pelos seus profissionais foram aprovados para publicação no Congresso Brasileiro de Hematologia e Hemoterapia e Terapia Celular (Hemoplay), que acontecerá de 27 a 30 de outubro, de forma on-line. O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Ambos os trabalhos tratam de análises de marcadores biológicos de pacientes que ficaram internados na UTI covid-19 do HC. Os estudos que serão apresentados no formato e-pôster são “Avaliação da Dosagem do D-Dímero em Pacientes Graves com Covid-19, Internados em Unidades de Terapia Intensiva, em Hospital Público Terciário da Universidade Federal de Pernambuco” e o segundo é “Análise de Padrões Hematológicos como Ferramenta Preditiva para Avaliar o Risco de Óbito em Pacientes com Covid-19”.

“Montamos um grupo de pesquisa no Laboratório de Análises Clínicas do HC em 2020 para estudar os aspectos laboratoriais e clínicos da covid-19 e fomos aprovados com esses dois trabalhos para participar desse congresso que é muito grande, fato importante para o nosso hospital que é dedicado não só à assistência, mas também ao ensino e à pesquisa”, destaca o biomédico Kledoaldo Lima, que é um dos autores dos estudos.

A equipe do HC estudou o aumento da dosagem da proteína D-dímero no sangue de 52 pacientes internados na UTI covid-19 em estado grave para avaliar esse marcador vascular de agravamento do quadro clínico. Isso acontece porque quando o corpo combate o novo coronavírus há liberação da proteína fibrina que, ao ser degradada no organismo, aumenta o D-dímero circulante.

“O aumento dos níveis do D-dímero é um importante indicativo de infecção e do risco de trombose no paciente com a covid-19. Isso indica a importância de cuidados intensivos em relação ao tratamento com fármacos antitrombóticos para evitar possíveis complicações, além da necessidade de realizar novas terapias que minimizem a formação de trombos devido à alta deposição de fibrina nos vasos”, explica Kledoaldo Lima.

Já o trabalho “Análise de Padrões Hematológicos como Ferramenta Preditiva para Avaliar o Risco de Óbito em Pacientes com Covid-19” apreciou os dados referentes aos valores de hemoglobina e das contagens absolutas dos leucócitos totais, linfócitos, neutrófilos e plaquetas de cem pacientes em estado grave que também ficaram internados na UTI do HC.

O estudo mostrou que a covid-19 grave provoca significativas alterações hematológicas nos pacientes em estado grave, além das já comprovadas complicações no trato respiratório. Dentre essas alterações mais significativamente relacionadas ao óbito estão os valores baixos de hemoglobina, devendo essa taxa ser considerada na avaliação de risco dos pacientes e investigada quanto à sua participação na doença. Também devem ser considerados como marcadores de alerta os altos valores de leucócitos totais e neutrófilos.

“O resultado a que chegamos corrobora com outras pesquisas internacionais – mesmo o Brasil tendo população e cepas do vírus geneticamente diferentes em relação a esses outros lugares. E mostra também que a equipe de assistência precisa ligar o sinal de alerta e ativar um monitoramento mais direto quando o paciente com a covid-19 apresenta baixo índice de hemoglobina, para tentar evitar o óbito”, ressalta Kledoaldo Lima.

Além de Kledoaldo Lima, escreveram os trabalhos Alexsandro Pedro da Silva e Aline Lira (farmacêuticos), Madi Diniz e Arione Nascimento (biomédicas) que trabalham na Unidade de Análises Clínicas e Anatomia Patológica do HC (Uacap) e os estudantes Wagner Cirilo da Silva (pós-graduando em Microbiologia Clínica), Gabriela Aguiar e Victória Regina da Silva (graduandas em Biomedicina).

Date of last modification: 22/09/2021, 16:43