News News

Back

Pesquisador convoca voluntários saudáveis para investigar habilidades de navegação espacial

É preciso ter idade maior ou igual a 30 anos para participar da pesquisa

O pesquisador Jhonnatan Vasconcelos Pereira Santos, do Programa de Pós-Graduação em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento da UFPE (PosNeuro), está convocando voluntários com idade maior ou igual aos 30 anos para participar da pesquisa "Navegação Espacial Alocêntrica em indivíduos neurologicamente saudáveis: um estudo de corte transversal", que objetiva investigar as características que podem influenciar as habilidade de navegação espacial (deslocar-se através dos ambientes para chegar ao lugar desejado). Os participantes devem possuir visão e audição normais ou corrigidas e ser livre de diagnóstico de enfermidades neuropsiquiátricas.

Como benefícios, além de contribuir para o estudo, o voluntário vai receber os resultados da avaliação neuropsicológica, física e funcional, juntamente com comentários, realizados por profissionais habilitados, sobre o desempenho. Além disso, serão fornecidas dicas, recomendações ou orientações individualizadas para prática de atividades físicas para promoção da saúde.

A pesquisa será realizada no Laboratório Avançado de Educação Física do Hospital das Clínicas da UFPE. O trabalho é orientado pela professora Paula Rejane Beserra Diniz (PosNeuro)e coorientado pelo professor André dos Santos Costa (PPGEF). Segundo o pesquisador, o funcionalmente dependente da formação hipocampal. A navegação espacial alocêntrica, diferente da aprendizagem/evocação de palavras, é uma tarefa cognitivamente complexa e mais sensível às alterações fisiopatológicas subjacentes ao processo de senilidade.

Evidências científicas sugerem que características sociodemográficas (sexo biológico ou idade cronológica) e condições de saúde (enfermidades neuropsiquiátricas, por exemplo) podem comprometer a performance em tarefas de navegação espacial alocêntrica, levando a situações cotidianas (não raras e críticas) em que o sujeito se perde em comunidades familiares.

Investigações recentes destacam que a navegação espacial alocêntrica possui grande potencial pré-clínico, mostrando-se útil em predizer os riscos de indivíduos saudáveis desenvolverem transtornos neurocognitivos, especialmente devido à Doença de Alzheimer. O objetivo da pesquisa é investigar se condições biossociodemográficas (estado de saúde, sexo biológico ou idade cronológica) e neuropsicológicas (prestar atenção, resolver problemas, aprender ou memorizar informações) podem influenciar as habilidades de navegação espacial.

Caso seja do interesse do voluntário, serão inseridos alguns dados do seu perfil biossociodemográfico para serem rastreados semestralmente para possível participação em atividades de extensão em saúde, realizadas no Departamento de Educação Física da UFPE, após contato e convite.

As coletas de informações pertinentes à pesquisa estão organizadas em até duas sessões, separadas por 15 dias. Às pessoas com idade maior ou igual a 60 anos, será solicitada a presença de um acompanhante informado (familiar ou amigo) na segunda sessão ou até 30 dias depois dela, para complementar as informações ligadas à avaliação comportamental e neurocognitiva do idoso.

Interessados devem agendar visita com o próprio pesquisador pelo telefone (81) 99814.2169 ou pelo e-mail jhonnatanvasconcelos@gmail.com. 

 

Date of last modification: 05/01/2018, 17:39