News News

Back

Pesquisa realizada por doutoranda da UFPE baseia projeto de lei sobre publicidade sem machismo em Natal

Tema foi abordado no mestrado na UFRN e continuado no doutorado em Comunicação na UFPE

A pesquisa de mestrado da publicitária Patrícia Nunes, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), fundamentou o projeto de lei “Publicidade sem machismo”, da vereadora Brisa Bracchi, de Natal (RN). O projeto, que ainda será votado, proíbe toda veiculação de publicidade ou propaganda de caráter machista e que objetifique e explore o corpo da mulher em outdoors, cartazes e letreiros no município.

O mestrado foi realizado no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e realizou um levantamento de outdoors nas seis principais avenidas de Natal. A autora constatou grande quantidade de anúncios de cunho machista. A vereadora soube da pesquisa por meio de um membro de sua equipe e realizou uma reunião com a doutoranda ontem (25) para discutir o tema, em encontro remoto que contou com a presença de professoras da UFRN.

Patrícia não conhecia a vereadora e ficou surpresa com a inspiração para o projeto de lei que pode trazer impacto social efetivo: as empresas que não cumprirem a lei, caso ela seja aprovada, poderão ser multadas e terão a divulgação suspensa. “É muito importante quando o conhecimento feito na academia extrapola os muros da universidade e traz um contributo social”, afirma. “O conhecimento não morre ali e vai trazer uma mudança, mesmo que seja micro”, diz.

Em sua pesquisa de doutorado na UFPE, sob a orientação da professora Isaltina Gomes, Patrícia pretende dar continuidade ao tema, observando a publicidade no Recife. Ela também pretende englobar outras capitais no estudo, intitulado “Publicidade e expressões simbólicas da mulher na cena pública: das imagens hegemônicas à emergência de imagens discordantes”, após a pandemia. O projeto conta com o apoio da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe).

Mais informações
Patrícia de Souza Nunes

patricia.nunes@ufpe.br

Date of last modification: 26/03/2021, 19:18