News News

Back

Parceria entre projeto de extensão da UFPE e escola municipal do Recife resulta em vitória na Fecon 2018

Ao todo, disputaram 260 equipes, com 57 premiações

Uma parceria entre o Projeto de Extensão Pibex 2018 “Corpo Humano: a prática auxiliando a teoria na escola pública”, da UFPE, e a Escola Municipal Divino Espírito Santo (Caxangá – Recife) resultou na vitória de três alunas da escola na Feira de Conhecimentos da Rede Municipal de Ensino do Recife (Fecon) 2018, na categoria Anos Finais e EJA/Ciências Biológicas. O evento aconteceu, nos dias 30 e 31 de outubro, no Armazém 14, no Bairro do Recife, e a cerimônia de premiação foi realizada, no dia 1º deste mês, no mesmo local. Ao todo, disputaram 260 equipes, com 57 premiações.

Foto: Divulgação

Professoras, estagiária e alunas envolvidas no projeto vitorioso

O projeto de extensão da UFPE é coordenado pela professora Fatima Galdino, do Departamento de Anatomia do Centro de Biociências da Universidade, no Campus Recife. Esse projeto, que atende a escolas das redes estadual e municipal de ensino, envolve o ensino de ciências (nível fundamental) e biologia (nível médio). A iniciativa aborda o estudo do corpo humano e tem as seguintes etapas: os alunos assistem às aulas teóricas na escola, posteriormente, vão ao Laboratório do Departamento de Anatomia do CB/UFPE para assistirem às aulas práticas com as peças cadavéricas e, finalmente, constroem os modelos anatômicos dos órgãos que estudaram para compor um acervo de modelos anatômicos para a escola.

As estudantes Maria Luiza de Araújo, Luciana Layssa Vasconcelos e Kaylane Pedro, do 8º ano da Escola Municipal Divino Espírito Santo, ganharam o 1º Lugar na Fecon 2018 com o trabalho “Conhecendo o sistema digestório utilizando a arte no ensino de ciências”, orientadas pela professora Luciana Cavalcante. Com isso, elas terão a oportunidade de apresentar o trabalho no Paraguai. 

Esta é a segunda vez que essa escola é premiada graças à parceria com o Departamento de Anatomia da UFPE, por meio do projeto “Corpo Humano: a prática auxiliando a teoria na escola pública”. No ano passado, a escola ficou em 3º lugar, na área de Ciências Biológicas, apresentando o trabalho do sistema reprodutor e teve a premiação para levá-lo para apresentação no México.

Mais informações
Professora Fatima Galdino

mfgaldin@ufpe.br

Date of last modification: 26/11/2018, 17:16