News News

Back

Palestra sobre pensamento jurídico chinês ocorrerá no dia 22 deste mês

Evento terá transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da Ceasia

Para uma compreensão sobre a tradição legal chinesa, a Curadoria de Literatura Asiática da Coordenadoria de Estudos da Ásia (Ceasia), do Centro de Estudos Avançados (CEA) da UFPE, convida os pesquisadores e demais interessados nos assuntos sobre China a participarem como ouvintes da palestra de Leandro Ferrari. A palestra acontecerá no dia 22 deste mês, às 19h, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da Ceasia. 

Leandro Ferrari, autor do livro “Introdução ao Pensamento Jurídico Chinês”, destaca que o Direito chinês se desenvolveu por bases próprias ao longo de ao menos três milênios, se colocando ao lado de grandes sistemas jurídicos como o “Civil Law” e “Common Law”. Compreender como evoluiu o Direito de uma civilização tão antiga e culturalmente rica é também compreender a própria evolução dessa sociedade e de suas forças sociais. A abordagem enfatiza a parte histórica dinástica, que pode ser considerada como o período de criatividade e continuidade, em que alguns autores afirmam que contribuiu para uma estabilidade política incomparável a qualquer outro lugar no mundo.

De acordo com a coordenadora da Curadoria de Literatura Asiática, Simone Martins Cabral, que atuará como mediadora, o Direito dialoga com diversos elementos da vida humana, desde a arte e a literatura. Esse movimento não é apenas indispensável para a compreensão dos comprometimentos normativos, mas necessário para a comunhão entre povos. O debatedor será Calebe Guerra.

Date of last modification: 11/11/2022, 14:28