News News

Back

Ópera “O Professor de Música”, de Pergolesi, será apresentada nos dias 2 e 3 de maio, no Teatro Luiz Mendonça

Professor Wendell Kettle, de Departamento de Música, assina a direção musical, cênica e a regência do espetáculo

Da assessoria do evento

A Academia de Ópera e Repertório e a Sinfonieta UFPE abrem a Temporada Artística 2023 com a apresentação de “O Professor de Música”, ópera cômica em dois atos de Giovanni Batista Pergolesi, no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, nos dias 2 (às 20h) e 3 de maio (às 17h – para alunos de escolas públicas e comunidades do Compaz e às 20h – público em geral). “O Professor de Música” (no original italiano: Il Maestro di Musica), composta em 1731, tem significativa importância na história do desenvolvimento da ópera cômica. Todas as récitas terão entrada gratuita, com entrada no teatro a 30 minutos antes do início do espetáculo, conforme a ordem de chegada.

“É um prazer muito grande poder abrir a nossa temporada 2023 com essa linda obra-prima do repertório operístico buffo que é “O Professor de Música”. Essa obra vem renovar ainda mais o repertório da nossa Academia de Ópera e vamos apresentá-la num espaço que esperamos conquistar para montagens operísticas em nossa cidade que é o Teatro Luiz Mendonça”, conta o maestro Wendell Kettle, professor de Departamento de Música, que assina a direção musical, cênica e a regência do espetáculo.

“Escolhemos essa ópera para abrir nossa temporada 2023 pela beleza e atratividade que ela exerce sobre o público. A música e o enredo possuem grande vivacidade cênico-musical. Ao pesquisar sobre a obra, verificamos que a crítica reivindicou a Pergolesi o mérito de ter elevado essa comédia musicada à alta dignidade de ‘arte’ com sua admirável sinceridade de expressão e agudo senso crítico e realístico”, afirma ele, que destacou a récita gratuita para alunos das redes públicas estadual e municipal de ensino, bem como para as comunidades que frequentam as unidades do Compaz.

A montagem conta ainda com a participação de Rose Mary Martins, professora do curso de Teatro do Departamento de Artes, na preparação cênica dos cantores (solistas e coralistas), na montagem do cenário e concepção dos figurinos. Haverá legendas com a tradução simultânea dos números musicais cantados em italiano e dos recitativos – falados em português. A tradução do italiano foi feita pelos próprios solistas.

Segundo o maestro e professor Sérgio Deslandes, do Departamento de Música da UPE e coautor do livro “Ópera no Recife” –, essa será a primeira vez que “O Professor de Música” será apresentada no Recife e em Pernambuco. 

Fotos: Divulgação

Karla Karolla e Bruno Lacerda como Lauretta e Lamberto

MONTAGEM - Nessa montagem, a história é ambientada na mesma época da composição da obra – 1731 – e se passa na casa do professor de música – Lamberto. Dentre todos os seus alunos, Lauretta é a sua preferida. O professor recebe em sua academia a visita do empresário Colagianni, que veio assistir à audição dos alunos a fim de selecionar os mais promissores e levá-los para desenvolver uma carreira no Teatro da Ópera de Nápoles. Todos estão ávidos por serem escolhidos, mas Collagianni acaba se encantando mesmo por Lauretta. Esta fica então num terrível dilema: ficar com o seu professor que investiu grandemente em sua formação ou ir com o empresário que promete torná-la uma diva de carreira internacional? A trama se desenvolve entre os três personagens, onde a vaidosa estudante, amável e fingida, com malícia sutil e sorridente, domina a rivalidade entre o empresário e seu professor, com um final surpreendente.

Elenco e direção artística de “O Professor de Música”

VÁRIAS UNIVERSIDADES -  Um outro ponto de destaque da abertura da Temporada Artística 2023 é a continuidade e fortalecimento do projeto ‘ópera interuniversidades’. Em “O Professor de Música”, assim como no II Festival de Ópera de Pernambuco, realizado em agosto de 2022, haverá novamente a participação de alunos e instrumentistas de universidades do Nordeste: da Escola de Música da UFRN, do Departamento de Música da UFPB e da Unidade Acadêmica de Música da UFCG. Destaque é a participação de Cláudia Roberta Cunha – professora de Canto Lírico da Escola de Música da UFRN – que está fomentado a Academia de Ópera na EM-UFRN, num trabalho conjunto e paralelo com a AOR-UFPE.

AOR E A SINFONIETA UFPE - A Academia de Ópera e Repertório (AOR) e a Sinfonieta UFPE são projetos de extensão da UFPE que atuam sob a coordenação do maestro e professor Wendell Kettle, e que congregam estudantes e profissionais das artes cênicas e lírico-musicais para além da Região Metropolitana do Recife.

Os grupos têm desenvolvido uma intensa atividade artístico-musical em prol do desenvolvimento da ópera, da dança cênica e da música de concerto em Pernambuco, com destaque para o fomento cultural com base no repertório nacional. Desde o início das atividades, em 2016, houve um número significativo de realizações: quatro master classes de aperfeiçoamento técnico-musical, 13 concertos corais-sinfônicos e 19 montagens operísticas.

É importante ressaltar que, além de uma “companhia de ópera e repertório” que visa à performance, a AOR e a Sinfonieta UFPE compõem um laboratório no campo das práticas interpretativas em ópera, buscando, através da pesquisa desenvolvida em cada uma de suas montagens, atingir o ideal da unidade plena da obra de arte e, por conseguinte, prover uma experiência de fruição estética totalizante aos expectadores.

Elenco

Lauretta (aluna de canto de Lamberto): Karla Karolla / Mariane Mariz
Lamberto (o professor de música): Bruno Lacerda / Elias Marques
Colagianni (empresário de ópera): Daniel de Moraes

Coro da Academia de Ópera e Repertório da UFPE
Sinfonieta UFPE

Direção artística e regência - Wendell Kettle
Direção de artes visuais e preparação cênica - Rose Mary Martins

Produção e realização: AOR e Sinfonieta UFPE

Apoio: Departamento de Música CAC-UFPE, Proexc-UFPE, Gárgula Produções, Compaz Governador Miguel Arrares, Fundação de Cultura Cidade do Recife/Prefeitura do Recife

Date of last modification: 28/04/2023, 15:38