News News

Back

Núcleo Erer discute construção do Plano de Implementação de Ações de Educação das Relações Étnico-Raciais na UFPE

Público pode enviar propostas para o e-mail nucleo.erer@ufpe.br

O Núcleo de Política de Educação das Relações Étnico-Raciais (Núcleo Erer) realizou, na manhã da última sexta-feira (5), reunião com a Pró-Reitoria para Assuntos Estudantis (Proaes), dando assim início ao diálogo intersetorial na UFPE para a construção do seu Plano de Implementação de Ações de Educação das Relações Étnico-Raciais.

O Núcleo Erer tem como objetivo promover a política de Educação das Relações Étnico-Raciais na Universidade e na sua relação com a sociedade, orientada pelo princípio da equidade para a garantia dos direitos educacionais e o combate ao racismo e às desigualdades que afetam o acesso, a permanência e o desenvolvimento pleno da comunidade acadêmica da UFPE.

A agenda de diálogo começou com a Proaes, com o objetivo de ampliar a realização de ações inclusivas para os estudantes da universidade. Dentre as propostas foram destacadas a reformulação da bolsa emergencial para atender estudantes vítima de racismo e a ampliação do projeto de tutoria para acolhimento e acompanhamento de estudantes cotistas negros e indígenas.

Nesta quarta-feira (10), haverá uma reunião do Núcleo Erer com a Diretoria de Relações Internacionais (DRI) para pensar ações afirmativas nas relações exteriores a partir da universidade. Outras reuniões também já estão agendadas ainda para fevereiro: com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) no dia 12, com a Superintendência de Comunicação (Supercom) no dia 18 e com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (Propg) no dia 25. 

A estimativa da data para o lançamento do plano é 21 de março, Dia de Combate à Discriminação Racial. Em paralelo, o Núcleo vem dando continuidade à agenda de mobilizações e articulações com entidades governamentais e da sociedade civil, para a construção de uma sociedade mais equânime. O público pode participar da elaboração do plano enviando propostas para o e-mail nucleo.erer@ufpe.br.

 

Date of last modification: 18/02/2021, 10:55