News News

Back

Núcleo do HC passa a integrar Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (Rebrats)

O Nats é uma instância consultiva de natureza técnico-científica, vinculado à Gerência de Ensino e Pesquisa

O Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde (Nats) do Hospital das Clínicas da UFPE passa a integrar a Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (Rebrats), estratégia do Ministério da Saúde para viabilizar a elaboração e a disseminação de estudos de Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) para o sistema de saúde brasileiro. O HC é unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

“É a coroação de um projeto que começou em 2018 com a capacitação profissional dos membros do Nats por meio de diretrizes estabelecidas pela Ebserh, que incentiva a criação dos Núcleos nos hospitais da sua rede e promove parcerias para capacitações e oficinas”, explica a coordenadora do Nats, Rossana Lins.

O Nats do HC é uma instância consultiva de natureza técnico-científica, vinculado à Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP), e avalia a incorporação de novas tecnologias, medicamentos, processos, materiais e técnicas profissionais na instituição, com base nas melhores evidências científicas disponíveis. Está localizado no 3º andar do hospital-escola, no antigo Curso Médico.

“A temática de gestão de tecnologias em saúde vem se destacando na agenda internacional de saúde por constituir um dos mecanismos de enfrentamento aos desafios impostos aos sistemas de saúde com financiamento público, que têm o dever de assegurar direitos a bens e serviços de saúde visando ao uso racional dos recursos”, afirma Rossana Lins.

Atualmente, o Nats recebe as demandas via SEI (Sistema Eletrônico de Informações), por meio do preenchimento de um formulário que pode ser realizado por qualquer colaborador - com a anuência da sua chefia - que deseje sugerir a incorporação de alguma tecnologia. A partir daí, o Nats se reúne para condução do estudo que investigará a evidência na literatura científica a respeito da segurança, eficácia e custo-efetividade da tecnologia, com a finalidade de elaborar um Parecer Técnico Científico (PTC). “Temos como meta finalizar um PTC dentro de 60 dias”, destaca Rossana. Posteriormente, o parecer é divulgado ao setor demandante e aos gestores do hospital, que deverão definir sobre a incorporação ou não da nova tecnologia.

O Nats é formado por uma equipe multidisciplinar, composta por profissionais das áreas de Medicina (2), Enfermagem (3), Fisioterapia (1), Farmácia (1) e Engenharia (1). Além de assessorar técnica e cientificamente a Superintendência e Engenharia Clínica, o Nats atua no apoio a outras comissões dentro do HC: Farmácia e Terapêutica; de Padronização de Produtos para Saúde; de Parecer Técnico; e de Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPME).

Date of last modification: 27/04/2021, 18:03