News News

Back

Novo livro do portal de e-books da Editora UFPE traz reflexões sobre a importância da cultura escrita para as transformações históricas

A obra eletrônica terá lançamento oficial no dia 14, mas já pode ser baixada gratuitamente

O portal de livros eletrônicos gratuitos da Editora UFPE acaba de receber mais um título: “Cultura letrada no espaço euro-atlântico (Sécs. XVI-XVIII)”. A obra, que é organizada pelos professores Luís Filipe Silvério Lima, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e Marília de Azambuja Ribeiro Machel, do Departamento de História da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), já está disponível para download.

O lançamento oficial do livro ocorrerá no próximo dia 14, às 18h, no auditório do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da UFPE, localizado no Centro de Filosofia e Ciência Humanas (CFCH), no Campus Recife, como parte da programação do “Colóquio Fake News na época moderna”. O evento contará com a presença dos organizadores e dos autores Kleber Clementino, Caroline Garcia Mendes, Daniel Pimenta Oliveira de Carvalho e Bruno Souto Maior de Melo, além do editor da Editora UFPE, Artur Almeida de Ataíde. O evento vai ser transmitido em tempo real pelo canal de YouTube do PPGH. Quem quiser comparecer presencialmente precisa antes se inscrever no colóquio através do link. 

Concebido pela rede h_moderna (Rede Brasileira de Estudos em História Moderna) com o objetivo de divulgar as pesquisas de jovens talentos que têm se dedicado ao estudo da História Moderna no Brasil, o livro reúne um conjunto de textos que representam os mais recentes frutos dos avanços temáticos e metodológicos na reflexão historiográfica sobre o espaço euro-atlântico em nosso país. Dedicado à cultura letrada, o volume é um desdobramento do debate acadêmico que, pelo menos desde a década de 1960, tem pensado a cultura escrita como componente determinante da transformação histórica e que reflete, a partir disso, sobre as práticas letradas e seu papel constitutivo nas dinâmicas políticas, sociais e culturais da época moderna.

“Cultura letrada no espaço euro-atlântico (Sécs. XVI-XVIII)” é o nono título da Série Ars Historica, que foi concebida com o intuito de promover uma mais ampla divulgação da produção científica na área da História junto à sociedade, ao disponibilizar para estudantes, professores e pesquisadores obras de consistente valor acadêmico, resultados de recentes pesquisas realizadas no campo historiográfico, e textos clássicos já esgotados repropostos em edições revisadas e atualizadas. Todos os volumes da Série são produzidos em formato digital e disponibilizados gratuitamente no porta de e-books da Editora UFPE.

Date of last modification: 02/09/2022, 16:16