News News

Back

Nova edição da Revista Anthropológicas discute Religião e Política no Brasil Contemporâneo

Periódico destina-se ao desenvolvimento das discussões contemporâneas na Antropologia, em suas diversas áreas

A Revista Anthropológicas, do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), acaba de lançar seu novo número, com o dossiê “Religião e Política no Brasil Contemporâneo”. Os editores convidados são Arlindo Souza Neto, Mi´sia Lins Reesink e Paul Freston. O periódico destina-se ao desenvolvimento das discussões contemporâneas na Antropologia, em suas diversas áreas.

“Este dossiê nasceu em consequência daquele ambiente de discussão propositiva sobre a sociedade brasileira a partir das relações singulares entre religião e política, que desde 2010 se mostravam relevantes não apenas como fenômenos sociais localizados, mas sobretudo como consequências de um contexto de transformação global”. explicam os editores na apresentação da edição.

“O questionamento que se coloca como fio condutor deste dossiê parte do seguinte princípio: por qual ou quais meios os temas de grande repercussão política vêm impactando, nas últimas décadas, os pensamentos, os símbolos e valores, as práticas e ações, as alianças e as rivalidades nas esferas religiosas no contexto brasileiro, e vice-versa? Em última instância, como política e religião, e religião e política se influenciam?”, complementam.

Date of last modification: 24/01/2022, 16:34