News News

Back

Museu de Ciências Nucleares da UFPE promove webinar sobre Tecnologia das Radiações no combate ao Covid-19

Evento é parte das ações para comemorar Dia Nacional dos Museus amanhã (18)

Amanhã (18), data em que será comemorada o Dia Nacional dos Museus, o Museu de Ciências Nucleares do Departamento de Energia Nuclear da UFPE irá promover o webinar “Tecnologia das Radiações no apoio ao combate da Covid-19”. De forma fácil e didática, pretende-se através desse evento divulgar junto à população a importância da tecnologia das radiações ionizantes no apoio ao combate do Covid-19. O encontro acontecerá a partir das 14h, em formato de live no YouTube no canal oficial do museu. 

O webinar contará com a presença de Pablo Vasquez e Monica Mathor, ambos ligados ao Ipen-CNEN/SP, Milena Oliveira Almeida, radiologista do Hospital da Restauração em Recife, e Patrícia Weland, ex-diretora da World Nuclear University em Londres. 

Eles irão discutir os seguintes temas: Técnicas nucleares utilizadas para esterilização de EPIs para proteção respiratória e outros dispositivos médicos descartáveis; técnica de inativação do vírus por radiação ionizante: para produção de vacinas preventivas, produção de anticorpos para terapias de quem já está com a Covid-19 (soroterapia), estudos dos caminhos metabólicos do vírus; atividade biológica do plasma de indivíduos contaminados, etc.; uso da tomografia computadorizada como teste ouro para o diagnóstico do Covid.

Date of last modification: 17/05/2021, 17:59