News News

Back

Mostra exibe vídeos com experimentos de Química voltados a estudantes e professores da educação básica

Material de caráter prático e educativo traz situações do cotidiano e experimentos

O Programa de Residência Pedagógica do curso de Química-Licenciatura do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) promove, neste período de pandemia, a Mostra Virtual de Experimentos de Química. A iniciativa consiste na produção e exibição de vídeos feitos por alunos do curso e residentes do programa sob a orientação da professora Flávia Vasconcelos, do Núcleo de Formação de Docentes do CAA. 

Os vídeos publicados apresentam experimentos de Química e situações do cotidiano relacionados à Química Orgânica. A ação visa estimular a autonomia dos residentes para produção de seus próprios materiais didáticos e o desenvolvimento de outras competências e habilidades nos estudantes.

A proposta é que qualquer pessoa possa usar o material audiovisual, que tem caráter prático e formativo e apresenta experimentos que podem ser reproduzidos em qualquer residência com materiais encontrados em casa. Os vídeos também servem de inspiração e fornece exemplos para que outros estudantes e professores possam realizar atividades experimentais de química. As postagens são semanais e divulgadas no canal do Núcleo de Investigação de Práticas Pedagógicas no Ensino de Química (Nippeq) no YouTube. A mostra já conta com 17 vídeos publicados além de outros três programados para os próximos dias. 

Flávia explica que a ideia surgiu por conta da pandemia, pois muitos professores de Química afirmavam que não saberiam como realizar as atividades experimentais em decorrência da situação de isolamento. “Mesmo com muito material no YouTube disponível, faltava um direcionamento do que se exibir, além de informações contextualizadas”, conta. Por outro lado, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que mantém o programa, também orientou as coordenações de residências pedagógicas das instituições para que realizassem atividades de forma remota. “Solicitei aos residentes que entrassem nesse processo de produção de vídeos contextualizados e que envolvessem atividades experimentais com material do dia a dia”, lembra a docente.

O Programa de Residência Pedagógica integra a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, por meio da imersão do licenciando na escola de educação básica a partir da segunda metade do seu curso. Dentre seus objetivos, estão incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica e fortalecer a relação entre as Instituições de Ensino Superior (IES) e as escolas públicas. 

O Programa de Residência Pedagógica do curso de Química-Licenciatura CAA atua na Escolas de Referência em Ensino Médio (Erem) Cônego Alexandre Cavalcanti, localizada em Bezerros; na Erem Professora Adélia Leal, que fica em Caruaru; e no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), também em Caruaru. 

Mais informações
Professora Flávia Vasconcelos 

flavia.catunda@ufpe.br 

Date of last modification: 17/06/2021, 17:55