News News

Back

Mestre em Engenharia Mecânica pela UFPE conversa com estudantes sobre trabalho em estaleiro japonês

Mestre em Engenharia Mecânica pela UFPE conversa com estudantes sobre trabalho em estaleiro japonês

Foto: Anderson Lima

Luís Carlos e Armando Shinohara destacam aproximação entre UFPE e universidades japonesas

Primeiro brasileiro contratado pelo estaleiro japonês Oshima Shipbuilding, em Nagasaki, o engenheiro mecânico Luís Carlos Fabrício Filho, graduado e mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), fez uma apresentação para estudantes da Universidade sobre sua experiência internacional. Ele teve contato com a empresa a partir de um estágio realizado em 2017 e mudou-se para o Japão no final de 2020. “Tem sido um grande aprendizado”, afirma.

Em sua primeira experiência de trabalho, o engenheiro considera que um dos pontos mais interessantes do estaleiro é a interdisciplinaridade, pois ele atua em diálogo com diversos setores. “Um profissional eclético leva vantagem, pois o trabalho exige isso”, explica Luís Carlos, que está no setor de projetos, mas também é muito ligado à prática. Já as dificuldades são o idioma, as diferenças culturais e a distância da família. Ele considera essencial o aprendizado recebido na UFPE. “O patamar lá é alto, mas não me sinto aquém”, diz.

De acordo com o professor Armando Hideki Shinohara, do Departamento de Engenharia Mecânica, o programa de estágio do estaleiro será reaberto para estrangeiros no segundo semestre de 2023, visando à contratação posterior. “O Oshima Shipbuilding é um dos estaleiros mais produtivos do mundo”, informa. O professor conta que é importante ter bom nível de inglês para comunicação, mas saber japonês é um diferencial. No próximo semestre, as aulas on-line de japonês básico voltarão a ser oferecidas na UFPE.

Mais informações
Professor Armando Hideki Shinohara

shinohara@ufpe.br

Date of last modification: 11/08/2022, 15:09