News News

Back

Médico Jarbas Barbosa da Silva Júnior é o novo doutor Honoris Causa da UFPE

Título é reconhecimento às importantes contribuições profissionais, em patamares nacional e internacional, de Jarbas Barbosa na área de Saúde Pública

O médico sanitarista e epidemiologista Jarbas Barbosa da Silva Júnior é o novo doutor Honoris Causa da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A sessão solene de outorga lotou o Auditório Reitor João Alfredo, no prédio da Reitoria, ontem (12), mesmo dia em que se comemora o Dia da Saúde Universal. O título honorífico faz um reconhecimento às importantes contribuições profissionais, em patamares nacional e internacional, de Jarbas Barbosa na área de Saúde Pública.

Conduzido ao auditório pela Comissão de Honra, o médico adentrou o local sob aplausos de familiares, amigos, autoridades, gestores públicos e representantes da comunidade acadêmica. “Com este evento, a Universidade rende homenagem ao doutor Jarbas, cujas notórias aptidões e competências no campo da Saúde Pública têm contribuído, nos últimos 40 anos, para o engrandecimento não apenas da ciência, mas principalmente para as grandes mudanças sociais que ocorreram nessa área”, disse o professor Fernando Menezes, da Área Acadêmica de Cirurgia do Centro de Ciências Médicas (CCM) da UFPE, durante o discurso panegírico.

Fotos: Raul Holanda

Comissão de Honra ao lado do homenageado

Em sua fala, o professor Fernando Menezes apresentou a trajetória do homenageado, que inclui passagens em órgãos como Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, Centro Nacional de Epidemiologia (Cenepi), Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), onde Jarbas Barbosa assumirá o posto de diretor, a partir de 1º de fevereiro de 2023. O novo doutor Honoris Causa ainda é autor de livros e professor (confira o currículo Lattes). 

Após o discurso panegírico, a cerimônia continuou com a leitura dos termos indagativo e responsivo, a trasladação das vestes talares, a leitura e a assinatura do ato de outorga e a assinatura do diploma.

“Receber esse título hoje [ontem, 12] para mim, primeiro, é um motivo de orgulho. Segundo, reafirma meu compromisso com essa universidade, que é uma das melhores universidades do Brasil”, afirmou Jarbas Barbosa. Durante a solenidade, ele também falou de sua atuação e de questões relacionadas à Saúde Pública, além de relembrar seu aprendizado durante a graduação em Medicina na UFPE, que ultrapassou os conhecimentos técnicos da profissão e chegou à formação cidadã, traduzida no compromisso social e no compromisso com a democracia, conceitos que ele busca aplicar para a melhoria dos sistemas de saúde e a execução de políticas públicas.

Jarbas recebe diploma das mãos do reitor e do vice-reitor

O reitor Alfredo Gomes, que presidiu a sessão solene, declarou que Jarbas Barbosa se soma a um conjunto de referências que já engrandece a Universidade. “É um prazer enorme, uma grande honra para a Universidade tê-lo no hall e na galeria dos nossos doutores Honoris Causa”, reforçou ele. O vice-reitor Moacyr Araújo destacou que a atual gestão da UFPE tem uma “percepção muito clara do papel e da importância das Ciências Médicas, das Ciências da Saúde para a Universidade Federal de Pernambuco. E isso está se consolidando cada vez mais”.

Também presente à solenidade, o secretário estadual de Saúde de Pernambuco, André Longo, agradeceu Jarbas Barbosa por sua atuação em prol da sociedade, com destaque para a área de Saúde Pública, em Pernambuco, no Brasil e no mundo.

Além do homenageado, a mesa solene teve a participação do reitor Alfredo Gomes; do vice-reitor Moacyr Araújo; do secretário André Longo; do diretor do CCM/UFPE, Luiz Alberto Mattos; da representante da Opas no Brasil, Socorro Gross; do professor Fernando Menezes; e do presidente da Academia Pernambucana de Medicina, Hildo Azevedo.

Date of last modification: 14/12/2022, 08:39