News News

Back

Livro sobre gestão de dados e informações em monitoramento e avaliação do Pacto pela Vida é lançado nesta quinta (27)

A obra é destinada a gestores públicos, empresas e estudiosos de segurança pública

A professora Edilene Maria da Silva, do Departamento de Ciência da Informação (DCI) da UFPE, lança, nesta quinta-feira (27), o livro “Dados e informação como ativos para gestão por resultados”, pela Editora Appris. O lançamento on-line será transmitido pelo canal da UFPE no YouTube a partir das 19h30. O trabalho apresenta o case da gestão de dados e das informações que auxiliam o monitoramento e avaliação do Pacto pela Vida, política de segurança do Estado de Pernambuco, implantada desde 2007. 

O livro, destinado a um amplo público e, em especial, a gestores públicos, servidores, empresas, profissionais, comunidades e estudiosos de segurança pública que trabalham e estudam dados governamentais, está disponível para venda no site da editora.

O lançamento conta com a participação da professora da Universidade São Paulo (USP) Gisele Craveiro, líder do grupo de pesquisa Colaboratório de Desenvolvimento e Participação (Colab-USP) e vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Mudança Social e Participação Política. Também vão estar presentes a secretária executiva de Gestão por Resultados da Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado de Pernambuco (Seplag), Pâmela Alves, e o secretário de Planejamento e Gestão (Seplag), Alexandre Rebêlo, para uma conversa sobre dados e políticas públicas mediada pela professora do DCI Sandra Siebra.

A gestão de dados e informações públicas, analisada por meio da ciência da informação, uma área interdisciplinar, foi objeto de estudo da pesquisadora. O ex-governador Eduardo Campos, em parceria com atores institucionais, estabeleceu a meta anual de 12% de redução de crimes violentos. Para alcançar esse objetivo, foram criadas estratégias, dentre elas o monitoramento sistemático dos indicadores dessa política. Foi analisada a gestão dos dados e das informações que ajudam a alimentar os indicadores e os gestores públicos de nível estratégico a tomarem decisões mais rápidas com relação aos rumos dessa política.

Edilene detalha desde o processo de coleta de dados nas delegacias, até todo o processamento e tratamento desses dados, da informação para o conhecimento e tomada de decisões. “O leitor adentra na complexa teia da administração do Estado de Pernambuco e da gestão de dados e informações do Pacto pela Vida, mescla de estratégias e práticas de negociação, mediação, articulação e disseminação de informação, entremeadas pelo exercício dos poderes instrumentais, estruturais, simbólicos e informacionais. Esses poderes dão o tom da administração, em especial, o poder informacional transversal aos demais”, destaca a autora.

Date of last modification: 26/05/2021, 12:08