News News

Back

Livro sobre design de professoras da UFPE é um dos finalistas do Prêmio Jabuti 2021

A obra, que aborda trabalhos de pesquisas em design da informação, foi selecionada para a categoria Economia Criativa da premiação

O livro “[in]formar novos sentidos”, das professoras do Departamento de Design da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Kátia Medeiros de Araújo e Virginia Pereira Cavalcanti, é um dos finalistas do Jabuti, o mais tradicional prêmio literário do país. A obra foi publicada pela Editora Blucher e pode ser baixada livremente no site.

Selecionado para a categoria Economia Criativa, o livro é focado em design da informação, e integra a série Fronteiras do Design. A obra aborda alguns trabalhos de pesquisas de mestrado e doutorado da UFPE na área. Trata-se de um diálogo do design com diferentes campos do conhecimento. Um dos capítulos, por exemplo, apresenta a perspectiva do design sobre o fazer artesanal com uma pesquisa que representa graficamente o passo a passo da construção têxtil dos pontos da renda renascença – produzida em um município do Agreste de Pernambuco.

Nesta edição, o Prêmio Jabuti recebeu 3.422 inscrições – um total 31% maior do que o número de obras inscritas em 2020. A cerimônia de premiação será no dia 25 deste mês, novamente on-line, com transmissão pelo canal da Câmara Brasileira do Livro no YouTube. Os autores vencedores, em cada uma das vinte categorias, receberão prêmio de R$ 5 mil. Já o vencedor da categoria Livro no Ano receberá R$ 100 mil.

Date of last modification: 19/11/2021, 14:11