News News

Back

Livro “Recapacitação de Linhas Aéreas de Transmissão - Desenvolvimento sustentável do sistema elétrico” será lançado no Recife

A obra é de autoria do professor aposentado José Maurício de Barros Bezerra

O professor aposentado José Maurício de Barros Bezerra, que atuou no Departamento de Engenharia Elétrica da UFPE e ainda é colaborador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade, lançará, na próxima quarta-feira (8), o livro intitulado “Recapacitação de Linhas Aéreas de Transmissão - Desenvolvimento sustentável do sistema elétrico.” O lançamento acontecerá na Livraria Jaqueira, no bairro do Recife Antigo, a partir das 17h. Além do professor José Maurício de Barros Bezerra, assinam a coautoria da obra os pesquisadores Alexsandro Aleixo Pereira da Silva, Jonatan Esaú Mejia Quijada, Juliana Maciel Maia Beça e Lígia Verônica Genésio Pessoa. 

José Maurício de Barros Bezerra é engenheiro eletricista, graduado pela UFPE (1975); pós-graduado em Análise de Sistemas de Potência, em 1982, pela Escola de Engenharia de Itajubá/MG. Concluiu o mestrado em Engenharia de Sistemas pela UFPE em 1995; e o doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande (PB), em 2004. Trabalhou como engenheiro eletricista na Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) de 1975 a 1997 e, como professor e pesquisador da UFPE, no período de 1997 a 2019, nas áreas de Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica. Criou e lidera o Grupo de Pesquisas em Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica (GpTD), credenciado pelo CNPq, desde 2007. Atualmente é o diretor-presidente da Constdeel.

Sinopse

Em um sistema de potência, as distâncias entre a fonte de geração e os centros de consumo nem sempre são pequenas, fazendo-se necessárias linhas de transmissão extensas e de elevadas classes de tensão. O passar dos anos leva as linhas concebidas à superação dos seus limites operacionais. A constatação desse estado conduz os planejadores a optar ou pela expansão do sistema ou por buscar tecnologias que permitam aumentar a capacidade das linhas em operação. Este livro explora tais tecnologias, produzindo procedimentos factíveis e competitivos em relação ao projeto e construção de uma nova linha de transmissão, minimizando, inclusive, os impactos ambientais advindos de uma obra nova.

Date of last modification: 23/02/2023, 12:03