News News

Back

Livro que propõe simbiose entre materialidade e imaterialidade na preservação arquitetônica terá lançamento presencial amanhã (14)

Obra publicada pela Editora UFPE aborda o papel dos dados culturais intangíveis nos modos de intervenção em edificações históricas brasileiras e italianas

Amanhã (14), às 18h30, será realizado, no Memorial de Medicina da UFPE, localizado no bairro do Derby, em Recife, o lançamento presencial de “Materialidade e imaterialidade no patrimônio construído: Brasil e Itália em diálogo”, livro de autoria da professora Natália Miranda Vieira-de-Araújo, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano (PPGDU) e pesquisadora do Laboratório de Urbanismo e Patrimônio Cultural (LUP) da UFPE. A obra já havia sido lançada em março em evento virtual, por conta das restrições provocadas pela pandemia de covid-19, tendo sido, na ocasião, disponibilizada apenas em regime de pré-venda on-line.

Além da autora, participam do evento presencial Renata Cabral, coordenadora do LUP-UFPE; Artur Almeida de Ataíde, editor da Editora UFPE; Frederico Almeida, coordenador pedagógico do Curso de Conservação e Restauro do Patrimônio Cultural Edificado da Fundaj e ex-superintendente do Iphan (PE); e Ronaldo L’Amour, coautor de projetos premiados de Arquitetura e sócio fundador do Grupo de Arquitetura e Urbanismo (Grau), especializado em projetos de conservação e restauro do patrimônio cultural.

A obra é resultado da pesquisa de pós-doutorado da autora realizada na Università di Roma “La Sapienza”, com um período de estudos na Università degli Studi “Gabriele d’Annunzio” di Chieti-Pescara. O livro aborda o papel da imaterialidade, ou seja, dos dados culturais intangíveis, nos projetos de intervenção que incidem sobre a materialidade construída em edificações históricas. 

Natália Miranda Vieira-de-Araújo parte da ideia de simbiose entre materialidade e imaterialidade para defender um compromisso conceitual e operativo que busque equilibrar os dois aspectos. A ideia de simbiose é desenvolvida na obra através do olhar concreto sobre o tratamento de ruínas em diferentes projetos de intervenção no Brasil e na Itália, tais como os núcleos urbanos de Olinda, em Pernambuco, e de Ouro Preto, em Minas Gerais; e patrimônios arquitetônicos italianos como o Templo de Apolo em Veio, a Crypta Balbi, o Palazzo Valentini, as Termas de Caracalla e a Basílica de Siponto.

“Materialidade e imaterialidade no patrimônio construído: Brasil e Itália em diálogo” poderá ser adquirido a partir desta terça no site da Editora UFPE por R$ 80, sem custo de envio. Também será possível comprar a obra pessoalmente na loja física da Editora, de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Date of last modification: 13/06/2022, 15:43