News News

Back

Livro digital sobre pesquisas em Educação Matemática recebe destaque em iniciativa da Editora UFPE

Publicação apresenta resultados de investigações realizadas por graduandos da Licenciatura em Matemática da Universidade de Pernambuco (UPE)

“Subir a montanha para ampliar a vista: alguns cenários de pesquisas em Educação Matemática” é a 10ª sugestão de download da campanha “E-books para todos”, ação da Editora UFPE de incentivo à leitura dos títulos do seu acervo de obras eletrônicas gratuitas. O livro, organizado por Marilene Rosa dos Santos e André Pereira da Costa, reúne produções de graduandos que desenvolveram estudos de iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso na Licenciatura em Matemática da Universidade de Pernambuco (UPE) do Campus Garanhuns.

Os seis capítulos que formam a obra abordam pesquisas vinculadas ao campo da Didática da Matemática e de algumas tendências em Educação Matemática. Após “Uma breve introdução sobre a Educação Matemática a partir do ensino da Geometria e das Grandezas e Medidas”, assinada pelos organizadores, a publicação oferece ao público leitor uma coletânea de artigos que poderá contribuir para a formação inicial e continuada de professores que ensinam Matemática, estudantes de pós-graduação, pesquisadores e demais interessados na disciplina. 

Os capítulos versam sobre temas como a análise de abordagens de livros didáticos a respeito de tópicos da aprendizagem da Geometria (quadriláteros, circunferência e triângulos), as potencialidades e limitações do uso de softwares geométricos, a utilização de jogos no ensino de Matemática e as contribuições da Teoria Antropológica do Didático.

A professora Rosinalda Aurora de Melo Teles, do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica (Edumatec) da UFPE, assina o prefácio do livro, em que registra a importância do engajamento de alunos com a pesquisa desde a graduação. “Sabemos que uma montanha é um caminho tortuoso, de subida íngreme. Nesse sentido, o título ‘Subir a montanha para ampliar a vista: alguns cenários de pesquisas em Educação Matemática’ expressa coerentemente a mensagem que os autores pretendiam expor ao comporem esta obra com capítulos escritos por estudantes da Licenciatura em Matemática da UPE. Para estes, realizar uma pesquisa e publicá-la, nesta obra, representa um passo importante para subirem sua primeira montanha, possibilitando galgar uma das etapas na escalada acadêmica e profissional desses graduandos”, afirma a docente, que também é Diretora Regional da Sociedade Brasileira de Educação Matemática em Pernambuco (Sbem/PE).

Date of last modification: 06/07/2021, 18:12