News News

Back

Lika da UFPE e Chesf apresentam os primeiros resultados de projeto voltado à saúde dos trabalhadores do setor elétrico

Workshop contou com diversas palestras, exibição de vídeos educativos sobre biossegurança, dentre outros

Com o objetivo de apresentar à comunidade da Companhia Hidro Elétrica do Vale do São Francisco (Chesf) os primeiros resultados do projeto “Modelo de previsibilidade da saúde dos profissionais do setor elétrico” o Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami (Lika) da UFPE, em parceria com a Chesf, promoveu na manhã da última terça-feira (7) um workshop que contou com diversas palestras, exibição de vídeos educativos sobre biossegurança, além de depoimentos de trabalhadores da companhia que foram acometidos pela covid-19.

O evento contou com a participação do diretor de Regulação e Comercialização, Roberto Pordeus Nobrega, do coordenador-geral da Diretoria de Gestão Corporativa, Fernando Ribeiro; do gerente do Departamento de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, José Bione de Melo Filho; do gestor do projeto por parte da Chesf, Erico Higino de Carvalho; do pró-reitor de Pesquisa e Inovação da Propesqi da UFPE, Pedro Valadão; e do diretor do Lika, José Luiz de Lima Filho.

De acordo com o diretor de regulação da Chesf, Roberto Pordeus, com a pandemia, foi preciso reinventar a forma de trabalhar e reescrever os protocolos de segurança. “Não estávamos totalmente estruturados para enfrentar aquela situação atípica e esse projeto veio para ocupar essa lacuna. Precisávamos de um projeto que facilitasse o monitoramento prevendo a situação de crise com a função de garantir a saúde dos nossos profissionais. Acima das obras está a saúde do trabalhador”, afirmou.

Durante o workshop, foram apresentados os objetivos e benefícios, visão geral e próxima fase, além da importância do projeto. Também foi explicado que o intuito de desenvolvê-lo veio da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e a ideia é que o acompanhamento da saúde dos profissionais da companhia seja feito de forma contínua tanto na sede quanto nas regionais. Ainda foram debatidos temas como biossegurança ocupacional; monitoramento através de sinais vitais; painel de geoespacialização multicritérios; plataforma bioepidemiológica; testes moleculares e pesquisa clínica e testes sorológicos e imunidade.

O pró-reitor de Pesquisa e Inovação da Propesqi da UFPE, Pedro Carelli, pontuou o investimento que a Chesf vem fazendo em inovação e saúde, e relembrou a parceria de longa data que a companhia tem com a Universidade em áreas do setor elétrico e energias renováveis. “É um prazer poder trabalhar junto com a Chesf para desenvolver pesquisa, inovação e ciência. Esse é sem dúvidas um novo investimento e um projeto de inovação em saúde para os seus trabalhadores”, acrescentou.

Já o diretor do Lika, José Luiz de Lima Filho, destacou que a Chesf é uma das maiores empresas no mundo, tendo grande importância para o funcionamento de serviços essenciais, sobretudo, no Nordeste e a empresa está alinhada com a ciência e tecnologia para fazer o melhor em prol da saúde das pessoas. “Para nós do Lika é uma honra muito grande, estamos muito felizes em poder trabalhar com a Chesf. Já tem um tempo que trabalhamos com previsibilidade de doenças e quando surgiu a pandemia o grupo do Lika se reuniu com o objetivo de ajudar a população. Esse é um projeto dinâmico e que necessita da colaboração de todos da companhia para que haja avanços e uma melhor segurança e qualidade de vida dos trabalhadores”, salientou.

Ao todo, o projeto conta com nove etapas e tem cerca de 60 pessoas envolvidas. Todas as apresentações exibidas foram realizadas pelos líderes de cada etapa. O projeto também conta com uma grande interdisciplinaridade visando foco, avanços e resultados satisfatórios.

Date of last modification: 13/12/2021, 14:59