News News

Back

Laboratório de Saneamento Ambiental inicia Programa de Extensão Tecnológica em Tecnologia e Saneamento Ambiental (PET Saneamento)

Projeto será desenvolvido com recursos do Edital Facepe nº 12/2021

O Laboratório de Saneamento Ambiental da UFPE (LSA-UFPE) inicia na próxima segunda-feira (20) o projeto Programa de Extensão Tecnológica em Tecnologia e Saneamento Ambiental (PET Saneamento), aprovado no Edital Facepe nº 12/2021. O projeto é coordenado pelo professor Wanderli Leite, do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, do Centro de Tecnologia e Geociências da UFPE. A comissão organizadora é formada pelo grupo de professores e estudantes de pós-graduação do LSA-UFPE e pela empresa parceira Fibra Ambiental, no mercado há 23 anos e tem como objetivo desenvolver projetos, fornecer e instalar sistemas para tratamento de água e esgoto.

O PET Saneamento visa oferecer capacitação e desenvolvimento de profissionais para atuação na operação e monitoramento de estações de tratamento de efluentes, com ênfase em reatores tipo lodo ativado e biorreatores à membrana. O projeto é composto por duas etapas: curso de capacitação, no qual um grupo de 50 inscritos receberá treinamento sobre o tema através de aulas síncronas e assíncronas on-line, com participação dos docentes Mario Kato e Lourdinha Florencio, do LSA-UFPE; de Edécio Souza Filho, engenheiro da Fibra Ambiental; e Tiago Belli, docente especialista na área de biorreatores à membrana da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Sequencialmente, seis alunos serão selecionados e contemplados com bolsas BCT-11 para a etapa de atividade de extensão que durará três meses. As atividades serão direcionadas para que os bolsistas de extensão tecnológica aprimorem os seus conhecimentos técnicos e executem atividades a partir de problemas reais da empresa visando contribuir com soluções que possam resultar em aumento da competitividade das empresas parceiras e criar uma sinergia entre os estudantes em formação com o setor produtivo.

Os participantes serão avaliados e poderão receber certificados de conclusão do curso de capacitação e das atividades de extensão. Esta ação faz parte do portfólio de serviços oferecidos pelo projeto Laboratório Multiusuário de Água, Energia e Tecnologia Ambiental (Lameta), coordenado pelos professores Mario Kato e Sávia Gavazza, do LSA-UFPE.

Mais informações
Professor Wanderli Leite

wanderli.leite@ufpe.br

Date of last modification: 20/09/2021, 18:16