News News

Back

IV Encontro Internacional de Inclusão como Estratégia de Inovação ocorre nos dias 20 e 21 deste mês

As inscrições para a programação do 20 podem ser feitas via formulário eletrônico

Nos dias 20 e 21 deste mês, ocorre o IV Encontro Internacional de Inclusão como Estratégia de Inovação, em dois locais, no Cine Porto Digital (que comporta 100 pessoas) e na Casa Zero. Haverá palestras, apresentação artística, homenagens, case de sucesso, empreendedorismo social e música. O evento é organizado pelo Programa de Iniciação ao Desporto Especial (Pronide), vinculado à Secretaria de Gestão do Esporte e Lazer (Segel) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em parceria com a ONG Projeto Inclusão do Amor, Grupo Mulheres do Brasil Recife e Casa Zero, e será em homenagem ao Dia Internacional da Pessoa com Síndrome de Down que é comemorado no dia 21 de março. Estarão presentes o reitor da UFPE, Alfredo Gomes, e a reitora da Universidade de Pernambuco (UPE), Maria do Socorro de Mendonça Cavalcanti.

O encontro é aberto ao público, gratuito, e tem como objetivo discutir e promover políticas públicas de inclusão para pessoas com deficiências na UFPE. As inscrições para a programação do 20 podem ser feitas via formulário eletrônico. No dia 21, não será necessário fazer inscrição.

Segundo Natália Alves, coordenadora do Pronide e do encontro, o primeiro dia do evento, no Cine Porto Digital, vai trazer parceiros da UFPE e apresentar os objetivos, durante as mesas-redondas, que pretendem implantar na Universidade em apoio às pessoas com deficiências (PCDs). 

No segundo dia, na Casa Zero, haverá a inauguração oficial da ONG Projeto Inclusão do Amor, que Natália também coordena, e atua fazendo o treinamento de PCDs para o mercado de trabalho. Nesse segundo dia, também haverá oficina de confecção de ovos de Páscoa com Miguel Cabral, colaborador com síndrome de Down da Deltaexpresso, que foi treinado pela ONG Projeto Inclusão do Amor antes de ser contratado, e apresentação artística de Amanda Lima, primeira bailarina do Norte e Nordeste com síndrome de Down a dançar com sapatilha de ponta.

Confira a programação abaixo

20/03 – Cine Porto Digital

14h às 15h
Políticas públicas de inclusão para pessoas com deficiência
– Alfredo Gomes - reitor da UFPE;
– Maria do Socorro de Mendonça Cavalcanti - reitora da UPE;
– Natália Alves - coordenadora do Pronide/UFPE e da ONG Projeto Inclusão do Amor, pesquisadora de inclusão laboral para PCDs; e
– Toinho Mendes - artista, professor, poeta, repentista e ator.

15h às 15h30
Parcerias do Projeto
– Karla Daniely - colaboradora do Tribunal Regional do Trabalho – (TRT) e cerimonialista da ONG Projeto Inclusão do Amor;
– André Faro - diretor da Deltaexpresso e Miguel Cabral - colaborador com síndrome de Down da Deltaexpresso;
– Joana Santiago - líder do projeto Semear/Portugal;
- Professor Rômulo Menezes - Departamento de Energia Nuclear da UFPE e colaborador do projeto Semear; e
– Representante do Hospital Unimed.

15h30 às 16h30
Empreendedorismo Social e Inovação voltados para a inclusão
– Roseana Amorim - conselheira do Porto Social e Junior Achievement PE, diretora Nordeste da Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas e líder do GMB Recife;
– Rafa Mattos - comunicador e estrategista afetivo multiplataforma, criador do “Plante amor, colha o bem”;
– Pedro Verda - cofundador do Laboratório Global de Inovação Social – Verda, consultor internacional pela CBJ, speaker do TEDx, membro da Comunidade B em Pernambuco; e
– Professor Marcos Barros - Centro de Educação/UFPE e do Centro Acadêmico do Agreste, em Caruaru(CAA/UFPE), líder do grupo de pesquisa em educação, políticas públicas, inovação e tecnologias).

16h30 às 17h
Direitos das pessoas com deficiência
– Daniela Rorato - ativista pelo direito da pessoa com deficiência, empreendedora social e idealizadora da Insoluções.

21/03 – Casa Zero

14h às 17h
– Inauguração da ONG Projeto Inclusão do Amor; e 
– Oficina de confecção de ovos de Páscoa com Miguel Cabral, que tem síndrome de Down;
– Apresentação Artística de Amanda Lima - primeira bailarina com síndrome de Down do Norte/Nordeste a dançar com sapatilha de ponta.

Mais informações
Natália Alves – coordenadora do evento

natalia.lins@ufpe.br

Date of last modification: 13/03/2023, 14:36