News News

Back

Interprofissionalidade é tema do webinar de Inovação em Saúde no dia 29

A palestrante será a professora e fisioterapeuta Neciula Gomes

“Inovação na atenção à saúde: paciente protagonista e atendimento interprofissional” é o tema do 4º webinar da série sobre Inovação em Saúde promovida pelo Hospital das Clínicas da UFPE, que será realizado no próximo dia 29, às 18h, no canal do YouTube do HC. O evento é gratuito, aberto ao público e conta com o apoio do Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami (Lika) da UFPE para transmissão ao vivo. O HC é vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

A palestrante será a professora e fisioterapeuta Neciula Gomes, que é pós-doutoranda em Educação e Prática colaborativa Interprofissional em Saúde pela University of Western Ontario, no Canadá. A profissional atua com a educação e a prática colaborativa interprofissional em saúde e saúde pública, além de outras áreas.

Neciula explica que a interprofissionalidade “é a interdependência entre os profissionais, e que uma das competências é que esse cuidado seja centrado no paciente”, sendo uma abordagem mais ampla que a multiprofissionalidade, por exemplo. “A educação interprofissional (EIP) é uma atividade que envolve dois ou mais profissionais que aprendem juntos de modo interativo para melhorar a colaboração e qualidade da atenção à saúde”, salienta.

Para Neciula, o webinar será um espaço para reflexão. “Quando a gente fala em inovação no processo de trabalho em saúde seria quebrar esse paradigma antigo de ‘cada um trabalhando no seu quadrado’ para que a gente traga todo mundo para sentar à mesa e trazer uma solução mais efetiva e integral, inclusive, ouvindo o paciente, que é o expert da saúde dele”, completa.

A especialista destaca ainda que a interprofissionalidade aborda e desenvolve seis competências, segundo o modelo canadense: Cuidado centrado no paciente, cliente, família e comunidade; Comunicação interprofissional, Clarificação de papéis profissionais; Dinâmica de funcionamento da equipe; Resolução de conflitos interprofissionais e Liderança colaborativa.

Date of last modification: 22/04/2021, 17:16