News News

Back

InterNucLi Nordeste reúne Núcleos de Línguas de toda a região no CCSA

Evento teve início na manhã de hoje (26) e segue até o final do dia de amanhã (27)

Os representantes dos Núcleos de Línguas (Nuclis) do programa Idiomas sem Fronteiras da Região Nordeste estão tendo a oportunidade de se reunir no anfiteatro do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), no Campus Recife da UFPE. O I InterNucli Nordeste, que teve início na manhã de hoje (26) e segue até o final do dia de amanhã (27), tem o objetivo de fortalecer a parceria entre as instituições onde o Idiomas sem Fronteiras atua.

Foto: Passarinho

Coordenadores discutiram papel das políticas linguísticas

“Nossa ideia é juntar coordenadores gerais e coordenadores pedagógicos para discutir políticas linguísticas e qual o papel dessas políticas para a internacionalização das universidades públicas. Durante o evento, também vão ser apresentadas as pesquisas dos professores bolsistas do Idioma sem Fronteiras”, explicou a coordenadora geral do Idiomas sem Fronteiras da UFPE, Eva Carolina da Cunha, que é a diretora adjunta de Relações Internacionais (DRI) da Universidade.

Ela presidiu a mesa de abertura, que foi formada ainda pelo reitor Anísio Brasileiro e pelos professores de línguas da Universidade Simone Reis e Yuri Caribé. O reitor destacou a importância do papel do conhecimento de línguas para a concretização do processo de internacionalização. “O conhecimento é internacional, não tem fronteiras. A UFPE, ao sediar o encontro dos núcleos de línguas de todo o Nordeste, dá um passo concreto no sentido de que nossos estudantes tenham acesso ao conhecimento de línguas. Essa ação é uma marca do processo de internacionalização da UFPE, através do conhecimento de línguas”, afirmou.

A cerimônia de abertura foi seguida da palestra “O ensino de línguas na universidade pública: desafios e perspectivas futuras”, ministrada pela professora da UFRPE Julia Larré. O evento segue com mesas-redondas, reuniões de coordenadores e comunicações orais. A plenária de encerramento será às 16h45 de amanhã (27). O evento é gratuito e aberto ao público e conferirá um certificado de 15 horas para quem participar de 75% do encontro.

O Idiomas sem Fronteiras é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), fundado em 2012, que tem o objetivo de estimular o estudo de línguas estrangeiras entre os estudantes brasileiros. Os cursos são promovidos gratuitamente, graças à parceria estabelecida com universidades em todo o país. Tem como uma de suas responsabilidades aplicar os testes de proficiência gratuitamente.

Mais informações
(81) 3879.3104
contato.nucli.ufpe@gmail.com

Date of last modification: 26/10/2017, 17:09