News News

Back

Instituto Serrapilheira lança 5ª chamada pública de apoio à ciência

Serão selecionados até dez cientistas que desenvolvam pesquisas originais

Foi lançada hoje (1º) a 5ª chamada pública de apoio à ciência do Instituto Serrapilheira. O objetivo é financiar cientistas que buscam excelência em suas pesquisas, fazendo perguntas fundamentais, com o risco e o sonho de oferecer grandes contribuições às suas áreas de atuação. O edital já está disponível no site e as inscrições vão de 26 de outubro a 26 de novembro.

Serão selecionados até dez cientistas que desenvolvam pesquisas originais, ousadas e que tragam uma contribuição nova nas áreas de ciências naturais, ciência da computação e matemática. Os projetos escolhidos receberão dotações entre R$ 200 mil e R$ 700 mil cada, a serem distribuídos ao longo de três anos, com possibilidade de extensão.

Os jovens cientistas devem pensar no Serrapilheira como uma instituição disposta a apoiar projetos que envolvam estratégias de risco, desde que muito bem fundamentados cientificamente. A ciência de qualidade precisa de tempo e liberdade para ser desenvolvida. “Hoje começamos a colher os frutos dos primeiros grants de longo prazo que oferecemos e observamos avanços em áreas importantes como informação quântica, ecologia e neurociências. Em meio a um cenário pouco favorável para a pesquisa, temos ainda mais certeza de que esse investimento não pode parar”, destacam os coordenadores do Serrapilheira.

Date of last modification: 01/09/2021, 16:07