News News

Back

Inscrições estão abertas para o curso Contagem Cirúrgica para Segurança do Paciente e de Profissionais

O curso é voltado para profissionais de saúde, residentes (médicos e enfermeiros) e instrumentadores cirúrgicos da Rede Ebserh

Estão abertas as inscrições para o curso de atualização “Contagem Cirúrgica para Segurança do Paciente e de Profissionais”, no site do Núcleo de Telessaúde da UFPE (Nutes)/Unidade de e-Saúde do Hospital das Clínicas da UFPE/Ebserh. A ação é uma parceria com a Unidade de Blocos Cirúrgicos e Unidade de Gestão de Riscos Assistenciais (Ugra) todas do HC, unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

O curso é voltado para profissionais de saúde, residentes (médicos e enfermeiros) e instrumentadores cirúrgicos que atuam em toda a Rede de Hospitais Universitários Federais (HUFs) vinculados à Ebserh. Será em formato EaD, com carga horária de oito horas e certificação institucional. O curso já está disponível desde o dia 16 deste e ficará até o dia 19 de novembro.

“A retenção de itens cirúrgicos é um evento raro, mas de consequências graves e que deve ser evitado a todo custo. O processo de contagem cirúrgica é a estratégia mais recomendada para a prevenção da retenção inadvertida. Todos os profissionais do centro cirúrgico devem conhecer o processo de contagem e ter comprometimento para que os protocolos sejam cumpridos e garantam a segurança do paciente. Este curso vai oferecer desde a visão geral sobre o evento adverso até as melhores evidências disponíveis para a prática da contagem cirúrgica”, explica o chefe da Unidade de Blocos Cirúrgicos do HC, Eduardo Tavares.

Para realizar a inscrição é obrigatório possuir e-mail institucional @ebserh.gov.br. Para mais dúvidas e informações entrar em contato pelo e-mail contato@nutes.ufpe.br ou em caso de dúvidas específicas sobre o curso eduardo.tavares@ebserh.gov.br.

Date of last modification: 18/08/2021, 17:38