News News

Back

Inscrições abertas para a 5ª chamada pública de apoio à ciência

Candidatos podem enviar suas pré-propostas até o dia 26 de novembro

O Instituto Serrapilheira abriu inscrições para a 5ª chamada pública de apoio à ciência. Jovens cientistas que desenvolvam pesquisas originais, ousadas e que tragam uma contribuição nova nas áreas de Ciências Naturais, Ciência Da Computação e Matemática podem enviar suas pré-propostas até o dia 26 de novembro. Serão selecionados até dez projetos, que receberão entre R$ 200 mil e R$ 700 mil cada, distribuídos ao longo de três anos, com possibilidade de renovação.

Os requisitos permanecem os mesmos da última chamada: os proponentes devem ter vínculo permanente com uma instituição de pesquisa no Brasil e ter concluído o doutorado entre 1º de janeiro de 2014 e 31 de dezembro de 2019. Esse prazo é estendido em até dois anos para mulheres com filhos.

Na primeira fase da seleção, os candidatos devem enviar uma pré-proposta, que será avaliada pelos revisores internacionais a partir das respostas a seis perguntas:
1- Qual é a pergunta fundamental levantada pelo projeto?
2- Qual é a sua hipótese?
3- Como a hipótese será testada?
4- Como os resultados do projeto vão fazer avançar o entendimento fundamental na área?
5- Por que o projeto é original e ousado?
6- Como você avalia o risco do projeto?

Nesta etapa, os candidatos também devem indicar pelo menos dois artigos de impacto em que foram autores principais. O impacto será medido pelo efeito que o artigo teve em questionar, avançar ou aprofundar o conhecimento no campo, fator justificado pelo próprio pesquisador.

O Serrapilheira é uma instituição disposta a apoiar projetos que envolvam estratégias de risco, desde que muito bem fundamentados cientificamente, e oferecendo o tempo e a liberdade de que a ciência precisa para ser desenvolvida. 

Acesse o edital e o link para inscrições aqui. 

Mais informações
chamada@serrapilheira.org

Date of last modification: 27/10/2021, 15:08