News News

Back

I Encontro do PPGCB debate “A ciência como uma ferramenta da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável”

Evento foi realizado no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade

“A ciência como uma ferramenta da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável” foi o tema do I Encontro do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (PPGCB) da UFPE, realizado na quarta-feira (21), no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade. Participaram da mesa-redonda de abertura como palestrantes o vice-reitor Moacyr Araújo, que também é coordenador da Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais (Rede Clima); a pró-reitora de Pós-Graduação (Propg), Carol Leandro; a coordenadora de Compliance do Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros (Suape), Fabiana Maranhão; e o presidente da Associação dos Pós-Graduandos (APG) da UFPE, Renilson Luna. O evento contou com o apoio da Sociedade Brasileira de Genética (SBG).

Foto: Evelyn Carolina

Evento contou com palestra do vice-reitor Moacyr Araújo

Moacyr Araújo apresentou palestra com o tema “Construindo uma potência ambiental e climática: contribuições da Rede Clima para o novo Brasil”, na qual falou o quanto, na nova economia, o meio ambiente e o clima passaram a ser importantes, e o quanto o Brasil precisa se preocupar com eles para ser desenvolver. “No Brasil, de acordo com estudos recentes, se resolvermos o problema das queimadas, da agropecuária e da energia, seremos capazes de resolver a questão de emissão de gás carbônico. E somos capazes de resolver isso: no período de 2004-2014 reduzimos em 84% o desmatamento. Depois, infelizmente, esse número subiu com as mudanças das políticas públicas, mas sabemos como fazer”, explicou ele.

Já a professora Carol Leandro, que também é coordenadora do Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Copropi), fez uma apresentação sobre a criação de Programas de Pós-Graduação Multicêntricos Internacionais. “Seriam programas em que a quádrupla hélice universidade, governo, empresas e sociedade seria essencial”, explicou. “Esperamos também que haja maior internacionalização das universidades e Cefets brasileiros, produções científicas conjuntas, um maior fomento à colaboração entre parques tecnológicos brasileiros e estrangeiros, parcerias para inovação envolvendo universidades, empresas e governos, nacionais e estrangeiros, nas modalidades “3+3” ou “2+2”, formação de recursos humanos de alto nível e mobilidade ‘in and out’ de docentes, pesquisadores e discentes em programas de pós-graduação”, complementou.

A coordenadora de Compliance do Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros (Suape), Fabiana Maranhão, falou sobre integridade, controle e gestão de riscos. Segundo ela, é necessário ter uma governança corporativa bem estruturada para poder atingir os objetivos institucionais, inclusive os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). “São 17 ODS da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável. E Suape segue, pelo menos, três ODS, especificamente o 13 (ação contra a mudança global do clima), o 4 (educação de qualidade), e o 16 (paz, justiça e instituições eficazes). A estatal portuária integra o Pacto Global com a missão de fomentar iniciativas que promovam ações sociais, incentivando a sustentabilidade e promovendo a cidadania”, explanou Fabiana Maranhão.

AGENDA 2030 – Adotada em setembro de 2015 por 193 Estados Membros da Organização das Nações Unidas (ONU), a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável resultou de um processo global participativo de mais de dois anos, coordenado pela ONU, no qual governos, sociedade civil, iniciativa privada e instituições de pesquisa contribuíram através da Plataforma My World. Sua implementação teve início em janeiro de 2016, dando continuidade à Agenda de Desenvolvimento do Milênio (2000-2015), e ampliando seu escopo. Abrange o desenvolvimento econômico, a erradicação da pobreza, da miséria e da fome, a inclusão social, a sustentabilidade ambiental e a boa governança em todos os níveis, incluindo paz e segurança. A Agenda 2030 da ONU é um plano global para atingirmos em 2030 um mundo melhor para todos os povos e nações, e para tanto, estabeleceu 17 objetivos de desenvolvimento sustentáveis e 169 metas.

Date of last modification: 23/09/2022, 15:49