News News

Back

HC recebe doação de equipamento de Ultrassonografia com Doppler

A doação foi realizada pela professora Heloísa Ramos Lacerda, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical da UFPE

O Serviço de Cirurgia Vascular do Hospital das Clínicas da UFPE, unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) recebeu, na quinta-feira (2), a doação de um equipamento de Ultrassonografia com Doppler, que vai agilizar e ampliar o diagnóstico dos pacientes e auxiliar no treinamento dos médicos residentes e na realização de pesquisas. A doação foi realizada pela professora Heloísa Ramos Lacerda, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical da UFPE.

O superintendente do HC, Filipe Carrilho, destaca que a doação é fruto de um estudo científico que foi realizado no hospital e ressalta mais abertura no acesso aos pesquisadores aproximando a unidade de saúde ainda mais com a UFPE. “É muito importante para o HC estreitar as relações com os pesquisadores. Isso gera conhecimento que vai melhorar a assistência, o ensino e a própria pesquisa. Nesse caso, ainda deixou um equipamento específico que vai ser muito útil para a Residência Médica em Ecografia Vascular e para o Serviço de Cirurgia Vascular”, afirmou ele.

O projeto de pesquisa foi desenvolvido no ambulatório de Doenças Infecciosas e Parasitárias (DIP) do HC. “Como parte de nossa pesquisa foi realizada aqui no HC, que é campo de prática em pesquisa, ensino, assistência e inovação e formador de inúmeros profissionais, pesquisadores e docentes resolvemos fazer a doação ao hospital”, explicou a professora Heloísa Lacerda.

Em ótimo estado de conservação, o equipamento custa, no mercado, de R$ 120 mil a R$ 150 mil (a depender do software instalado), e vai ser muito importante para o HC. “Estamos recebendo um número mais elevado de pacientes regulados pela Secretaria Estadual de Saúde, pessoas que precisam ser atendidas com urgência. E, para isso, elas precisam ser examinadas com esse aparelho que estávamos usando emprestado de outro setor. Além de treinarmos os nossos residentes, enquanto fazemos a assistência”, ressaltou a cirurgiã vascular e supervisora da Residência em Ecografia Vascular, Gabriela Buril.

Date of last modification: 08/09/2021, 15:22