News News

Back

HC realiza mutirão de vasectomia para 60 pacientes de sua fila de espera nos dias 12, 19 e 26 deste mês

Todos os participantes já estão agendados para o mutirão

O Hospital das Clínicas da UFPE promove, amanhã (12) e nos próximos dois sábados (dias 19 e 26), um mutirão de cirurgias de vasectomia que vai beneficiar 60 pacientes que aguardavam pelo procedimento na fila de espera do hospital universitário. Todos os participantes já estão agendados. A iniciativa é uma das ações que celebram o Novembro Azul no HC, mês de conscientização sobre a saúde do homem. O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Além do benefício do procedimento para o planejamento familiar, a ação promovida pela Área Assistencial de Urologia do HC tem como objetivo reduzir o tempo de espera dos pacientes que aguardam pelo procedimento. “A vasectomia é uma medida de planejamento familiar mais simples e menos invasiva do que a laqueadura nas mulheres, além de ser segura e eficaz no controle de natalidade”, explica o supervisor da Área Assistencial de Urologia do HC e professor do Centro de Ciências Médicas (CCM) da UFPE, Fábio Vilar.

A vasectomia não traz nenhum impacto negativo na vida sexual do homem, já que o procedimento não interfere na vascularização do pênis ou dos testículos e não interrompe a produção de testosterona, o hormônio masculino ligado ao desejo sexual. A cirurgia apenas interrompe a circulação dos espermatozoides dos testículos ao pênis.

A vasectomia pode ser reversível, mas a taxa de sucesso da reversão depende de diversos fatores e esse procedimento não é realizado no SUS. Por isso, para todos os efeitos, a vasectomia deve ser considerada um método permanente de esterilização, por isso só é realizada após o casal participar do ambulatório de Planejamento Familiar e receber todas as informações a respeito do assunto. Além disso, o casal tem um tempo de espera de, no mínimo, 60 dias para a reflexão sobre o assunto até o agendamento da cirurgia.

Date of last modification: 11/11/2022, 14:39