News News

Back

HC realiza campanha em prol da saúde mental do colaborador

A UTI Neonatal, o Centro Obstétrico (COB) e a Divisão de Gestão de Pessoas foram os primeiros setores a receber a atividade itinerante

Foto: Unidade de Comunicação do HC/Ebsersh

Dinâmicas visam discutir tema da saúde mental no trabalho

O Serviço de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (Sost) do Hospital das Clínicas da UFPE, em parceria com a Divisão de Gestão de Pessoas (DivGP), iniciou, ontem (15), atividades em prol da campanha do Janeiro Branco, mês dedicado a colocar os temas da saúde mental em máxima evidência em nome da prevenção ao adoecimento emocional da humanidade. A ação ocorrerá durante todo o mês de janeiro nos diversos setores da instituição. O HC é unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

A UTI Neonatal, o Centro Obstétrico (COB) e a Divisão de Gestão de Pessoas foram os primeiros setores a receber a atividade itinerante que contou com um painel de fotos de várias situações e lugares. “O objetivo da dinâmica foi estimular os colaboradores a pensar em atividades que gostariam de fazer e também em como colocá-las em prática, explicando que essas atitudes também se configuram como autocuidado”, afirmou a psicóloga organizacional do HC, Lizziane Santos.

Ela explicou ainda que as pessoas acham que a saúde mental se resume apenas na ausência de doenças como depressão e ansiedade, por exemplo. “Mas ela abarca outras situações que interferem diretamente em sua manutenção”, acrescentou.

Maria Madalena Gonçalves, técnica em Enfermagem do COB, foi uma das participantes da ação. “A experiência foi maravilhosa. Muitas vezes adoecemos no nosso trabalho, porque não prestamos atenção em nós mesmos, na nossa maneira de encarar os desafios. Foi um alerta para a gente se cuidar mais”, disse.

Na ação de ontem, também foram distribuídos papéis para que os participantes pudessem escrever as atividades que desejam realizar durante o ano. Essas anotações foram inseridas em uma caixa chamada de cápsula do tempo que só será aberta em janeiro de 2021 pela equipe do Sost, com cada colaborador que participou da dinâmica.

Date of last modification: 16/01/2020, 12:34