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HC realiza ação educativa para prevenção de golpes

Atividade tem como objetivo alertar a população que todo o serviço prestado pela instituição é 100% gratuito e que não há nenhum tipo de cobrança

O Hospital das Clínicas da UFPE realizou ação educativa para prevenção de golpes e reforçando a gratuidade do Sistema Único de Saúde (SUS), na manhã de ontem (27), com os usuários e seus acompanhantes, que receberam panfletos informativos. A atividade tem como objetivo alertar a população que todo o serviço prestado pela instituição é 100% gratuito e que não há nenhum tipo de cobrança para realizar atendimento aos usuários. Cartazes e banner impressos, além de cards digitais, também estão sendo usados para informar como proceder em caso de tentativa de golpe. O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Em diversos locais do Brasil, o golpe geralmente é realizado via telefone ou pelas redes sociais. Bandidos se passam por médicos ou representantes dos hospitais e, munidos de informações sobre o estado de saúde de um paciente, entram em contato com parentes desta pessoa e solicitam dinheiro, alegando a necessidade da realização de algum procedimento ou exame de urgência. Os golpistas aproveitam o momento de fragilidade das vítimas e entram em contato por telefone, quando se identificam como médicos do hospital e comunicam que o paciente precisa passar por algum tipo de procedimento que, supostamente, não seria realizado pelo SUS.

“O HC continuará tomando medidas a fim de garantir a segurança de seus pacientes e familiares, como reforçar as suas ações educativas para alertar os usuários do hospital sobre os riscos, além de tratar com segurança os dados pessoais dos usuários da instituição”, informa a ouvidora do HC, Gabriella Farias.

O HC reforça que todos os serviços oferecidos são custeados pelo SUS. Logo, não cobra qualquer quantia em dinheiro de seus usuários. Caso ocorra qualquer tentativa de golpe semelhante, é importante procurar a polícia imediatamente e, em hipótese alguma, efetuar pagamentos. “A Ouvidoria do HC está à disposição para receber denúncias, reclamações e oferecer orientações a todos que utilizam os serviços da Instituição”, completa Gabriella Farias.

A ação foi realizada pela Ouvidoria, Setor de Contratualização e Regulação (STCOR), Unidade de Regulação Assistencial (URA) e a Unidade de Serviços Gerais (USG).

Date of last modification: 28/06/2022, 15:05