News News

Back

HC promove reunião educativa com os pacientes para celebrar o Maio Roxo

Além da ação, haverá um Mutirão Virtual para diagnóstico precoce das Doenças Inflamatórias Intestinais (DII)

Uma reunião informativa para os pacientes tratados pelo ambulatório de Doença Inflamatória Intestinal (DII) do Hospital das Clínicas da UFPE, na última quarta-feira (18), marcou o Maio Roxo, mês de conscientização e alerta à população para a importância do diagnóstico precoce e do tratamento de doenças como retocolite ulcerativa e doença de Crohn.

“Nesta reunião, a nutricionista Cristiana Menezes realizou palestra com o tema ‘Diagnostiquei a DII. E agora, o que posso comer?’ com informações importantes aos nossos pacientes. Além disso, vamos dar seguimento ao Maio Roxo com um Mutirão Virtual para realizar diagnósticos precoces e iniciar um tratamento eficaz”, explica a gastroenterologista do HC e coordenadora do ambulatório de DII, Valéria Martinelli.

Promovido pelo Instituto Autoimune de Pesquisa e Educação Continuada, o Mutirão pode ser acessado nesta página. “Pessoas com dor abdominal recorrente, diarreia crônica, perda de peso não intencional, febre de origem incerta, algum problema na região do ânus (fístulas, feridas ou abcessos) de difícil tratamento ou alguém na família que tem ou teve doença de Crohn ou retocoloite ulcerativa estão aptas a participar preenchendo o questionário on-line”, completa a médica do HC.

A especialista destaca que o diagnóstico precoce é importante para um tratamento eficaz. “Um estudo brasileiro de 2017 mostrou que 41% dos pacientes demandaram mais de um ano para diagnóstico, e pior: 20% sofreram mais de três anos até chegar à conclusão. O diagnóstico precoce faz toda a diferença”, conclui Valéria Martinelli.

Date of last modification: 20/05/2022, 16:19