News News

Back

HC promove aula sobre o uso correto de dispositivos inalatórios

Ação integrou a Semana Mundial da Alergia no hospital-escola da UFPE

Uma aula sobre o uso de Dispositivos Inalatórios marcou a Semana Mundial da Alergia, na manhã de ontem (8), no Hospital das Clínicas da UFPE. A ação foi voltada para residentes médicos da Pediatria, enfermeiros e técnicos de Enfermagem, que atuam como agentes multiplicadores para outros profissionais e para os pais de crianças que fazem uso desses dispositivos, que levam a medicação até os pulmões. A ação foi promovida pelo Centro de Pesquisas em Alergia e Imunologia (CPAI) do HC.
 
Foto: HC-UFPE/Ebserh
Foram repassadas informações sobre as técnicas de aplicação e higienização do dispositivo
 

Na aula, muitas informações teóricas e práticas sobre as técnicas de aplicação e higienização do dispositivo (importante para evitar que a medicação fique depositada nele e não vá para os pulmões), entre outras dicas. “É muito bom quando a gente recebe informações de forma tão simples, fácil e prática para a gente poder passar aos nossos pacientes para que o tratamento dos seus filhos tenha mais eficácia”, explica a enfermeira da Pediatria Ailana Noblat, que assistiu à aula.

A Semana Mundial da Alergia vai do dia 5 até o próximo dia 11 e traz como tema a conexão entre alergias e asma. “Cerca de 80% das pessoas que têm asma também têm rinite, havendo uma correlação clara entre as alergias e a asma e é justamente essa conexão que é o tema da campanha da Semana Mundial deste ano”, explica a médica alergista do HC Ana Caroline Dela Bianca, que também é presidente da Regional Pernambuco da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai-PE).
 
Além da aula, foram afixados cartazes no ambulatório com QR Codes que remetem a informações para o pais sobre essas doenças (os seus gatilhos e como evitar e controlar as crises, entre outras informações).
 
O HC é um dos três Centros de Excelência validados periodicamente pela Organização Mundial de Alergia no Brasil, ao lado de unidades em São Paulo e Curitiba.
Date of last modification: 09/06/2022, 17:03