News News

Back

HC promove a VI Jornada das Residências em Saúde com foco no mercado de trabalho

O evento apresenta novos caminhos e desafios do mercado de trabalho para os estudantes das Residências e da Graduação da área da saúde

A VI Jornada das Residências em Saúde foi aberta na manhã de hoje (3), no Anfiteatro 1 do Hospital das Clínicas da UFPE, com foco no mercado de trabalho. A ação educacional contou com a presença de profissionais de saúde de várias categorias, residentes e estudantes de outras instituições e do próprio hospital, que foram contemplados com palestras que englobam o tema “Carreira profissional em saúde: oportunidades e desafios”, bem como a exposição de trabalhos científicos. O evento tem 111 inscritos e 45 projetos aprovados. O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

“Fizemos uma programação voltada para o mercado de trabalho, de como o estudante pode trilhar a carreira profissional depois que termina a graduação ou Residência. E aí os temas são bem voltados para o investimento, finanças, empreendedorismo, marketing e até sobre a carreira acadêmica. Então, a importância estar em congregar os residentes e os estudantes, informando como eles podem agir e se comportar ao final da residência ou graduação em relação a sua carreira profissional”, explicou a gerente de Ensino e Pesquisa do HC, Claudia Marques.

A abertura do evento foi realizada pela chefe da Unidade de Gestão da Pós-Graduação (UGPOS) do HC, Isabella Valois, que destacou a importância do caráter transversal e interprofissional da temática da jornada para despertar a reflexão acerca dos desafios e oportunidades da carreira profissional dos estudantes e profissionais. Em seguida, o superintendente do HC, Filipe Carrilho, deu boas-vindas e agradeceu aos participantes e organizadores do evento, que contou com disposição da UGPOS e da Gerência de Ensino e Pesquisa do HC, mais o apoio do Instituto Farol de Ciência e Inovação. “Espero que hoje seja um grande dia e de bom proveito para todos”, acrescentou.

A primeira palestra, que iniciou às 9h45, foi ministrada pela enfermeira Brunna Richtrmoc, abordando o tema “Empreendedorismo em saúde”. A profissional falou sobre como empreender na área da saúde para além do consultório e trouxe exemplos práticos da sua vida, explicando a partir deles como os alunos deveriam se enxergar como profissionais e abrir a mente para novos assuntos, como a gestão de pessoas, processos e custos. Além disso, mostrou algumas ferramentas essenciais para auxiliar nesses procedimentos.

Na sequência, o evento prosseguiu com a presença de outros especialistas, que abordaram temas como “Investimento e planejamento financeiro”, às 10h35; “Marketing para profissional de saúde”, às 12h30; “Os caminhos da carreira acadêmica”, às 14h30; entre outros assuntos. Mas também contou com a apresentação de trabalhos científicos nas modalidades tema livre e pôster, com as seguintes áreas temáticas: Cirurgia e anestesiologia; Saúde do adulto e do idoso; e Saúde materno-infantil.

A estudante Carla Eduarda de Souza, graduanda em Enfermagem do Centro Acadêmico de Vitória (CAV) da UFPE, foi uma das participantes da apresentação de pôsteres com um relato de caso sobre “Cuidados a paciente com doença de Behçet”, uma condição crônica rara, de natureza autoimune e multissistêmica. Ela falou um pouco sobre a experiência de participar da VI Jornada das Residências em Saúde: “Apresentar um trabalho em um evento é muito importante para a carreira profissional, tendo em vista que o apresentador adquire a experiência de dialogar e explicar sobre determinado assunto e dar, ao mesmo tempo, visibilidade ao meio acadêmico. No meu caso, vou falar sobre uma doença rara e creio que isso já auxilia o profissional a identificar os possíveis sinais clínicos para ajudar no diagnóstico”.

Date of last modification: 23/02/2023, 12:03