News News

Back

HC promove a 1ª Jornada de Segurança do Paciente

Evento acontece nos dias 16 e 17 deste mês, das 9h às 12h, on-line

A Semana de Segurança do Paciente do Hospital das Clínicas da UFPE, unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), será realizada de hoje (13) a sexta-feira (17), quando é comemorado o Dia Mundial de Segurança do Paciente, com atividades itinerantes no hospital universitário e a 1ª Jornada de Segurança do Paciente, evento virtual aberto ao público. A jornada acontece nos dias 16 e 17 deste mês, das 9h às 12h, e as inscrições podem ser realizadas na plataforma educacional do Nutes. O tema deste ano será “Parto Seguro e Respeitoso” e buscará divulgar questões relacionadas à segurança materna e neonatal, especialmente, tratando da garantia de direitos básicos para o parto e o nascimento.

Organizada pelo Setor de Gestão da Qualidade e Vigilância em Saúde em conjunto com a Unidade de Atenção à Saúde da Mulher e Unidade Neonatal do Hospital das Clínicas da UFPE, a jornada irá promover uma série de palestras com especialistas do HC durante os dois dias de encontro. A programação completa da 1ª Jornada de Segurança do Paciente do HC está disponível aqui. Além da jornada, também faz parte da programação da Semana de Segurança do Paciente do HC, a distribuição de materiais informativos, orientações e kits de higiene na Ambulatório de Pré-Natal, Triagem Obstétrica, Centro Obstétrico, UTI Neonatal e Maternidade.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) cerca de 6.700 recém-nascidos e 810 mulheres morrem todos os dias de causas evitáveis relacionadas à gravidez e ao parto. “A jornada é muito importante porque visa divulgar esse tema tão relevante que é a garantia de um parto seguro, tanto para a mulher quanto para os neonatos”, afirma a chefe da Unidade de Gestão de Riscos Assistenciais (Ugra), Adélia Monteiro.

DIA MUNDIAL – O Dia Mundial da Segurança do Paciente, celebrado em 17 de setembro, foi criado em 2019 pela OMS e tem o objetivo de melhorar a compreensão global da segurança do paciente, aumentando o engajamento público na segurança dos cuidados de saúde e na redução de danos aos pacientes. O tema debatido este ano “Cuidado materno e neonatal seguro” é uma resposta efetiva aos desafios globais de redução da mortalidade materna e neonatal, agravados no contexto da pandemia da covid-19.

A jornada é incentivada pela Rede Ebserh em parceria com a Aliança Nacional para o Parto Seguro e Respeitoso. Demais Hospitais Universitários Federais (HUFs), que são vinculados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), assim como o HC, também irão promover durante a próxima semana ações informativas que objetivam chamar atenção para o tema.

Date of last modification: 13/09/2021, 15:47