News News

Back

HC faz programação especial para celebrar o Agosto Dourado, mês de incentivo ao aleitamento materno

As ações são promovidas pela Comissão de Incentivo e Apoio ao Aleitamento Materno e pelo Banco de Leite Humano (BLH) do hospital

O Hospital das Clínicas da UFPE promove programação especial para celebrar o Agosto Dourado, mês que simboliza a luta pelo incentivo ao aleitamento materno exclusivo até o 6º mês de vida do bebê e alimento complementar até os dois anos ou mais. As ações promovidas pela Comissão de Incentivo e Apoio ao Aleitamento Materno e pelo Banco de Leite Humano (BLH) do HC se concentram mais fortemente de 1º a 5 de agosto, compondo a Semana Mundial da Amamentação (SMAM), e prosseguem ao longo do mês, com o objetivo de conscientizar pacientes, acompanhantes, colaboradores e público em geral sobre a importância do aleitamento materno para mãe, bebê e toda a comunidade.

“As ações têm o objetivo de estimular e orientar o aleitamento materno como um ato natural que deve ser apoiado por toda a comunidade na qual mulher e bebê estão inseridos. Campanhas educativas, conscientização dos profissionais e apoio às mulheres que amamentam são de extrema importância, principalmente no contexto da covid-19, em que devemos reforçar a prática do aleitamento como um fator de proteção para o lactente”, explica a enfermeira Camila Rodrigues, membro da Comissão de Apoio ao Aleitamento Materno.

O Agosto Dourado no HC terá a realização de palestras e conversas, atividades educativas itinerantes (com distribuição de folhetos e cartilhas), oficinas de auriculoterapia, mamaço e realização de Quiz, entre outras atividades. Confira a programação completa aqui. “Entre os vários benefícios da amamentação, temos a redução em 13% da mortalidade por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos; proteção a doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias; e redução no risco de desenvolver hipertensão, colesterol alto, diabetes, sobrepeso e obesidade na vida adulta, entre outros benefícios”, destaca a técnica de enfermagem e membro da Comissão do HC Hingrid Nascimento.

Outro destaque das ações do Agosto Dourado é a campanha para doação de leite materno e de frascos de vidro e divulgação para as funcionárias do Hospital da Sala de Ordenha da Mulher Trabalhadora, que fica localizada no 9º andar, no Banco de Leite Humano. “Essa sensibilização da sociedade para a importância da doação de leite materno é necessária. A doação pode ser feita por qualquer mulher que tenha excedente de leite e com bom estado de saúde aqui no nosso banco de leite e também vamos buscar na casa da doadora e esse é um ato de solidariedade que salva vidas. No momento, estamos com o estoque baixo”, destaca a enfermeira do Banco de Leite do HC Natália Coutinho.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), por ano, cerca de seis milhões de vidas são salvas por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o 6º mês de idade. A importância da promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno gerou a criação do selo de qualidade da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) conferido pelo Ministério da Saúde aos hospitais que cumprem os dez passos para o sucesso da amamentação, instituídos pelo Unicef e pela OMS. O HC recebeu esse selo em 2000.

Date of last modification: 28/07/2022, 17:54