News News

Back

HC disponibiliza nova ferramenta de transparência para consulta da sociedade

Informações são referentes a consultas por especialidades, internações realizadas por especialidades, exames por imagem realizados e contratos firmados

Estão disponíveis no site do Hospital das Clínicas da UFPE e no Portal Brasileiro de Dados Abertos informações de interesse público sobre a gestão do hospital universitário e que podem ser consultadas pela sociedade como mais uma ferramenta de transparência. O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

“A abertura dos dados institucionais é resultado da implantação, em agosto de 2021, do Plano de Dados Abertos (PDA) 2021-2023, um dos instrumentos elaborados pelo HC com o objetivo de concretizar e potencializar a efetivação da transparência pública, para que a instituição alcance a excelência na gestão e a boa prática do exercício de governança. A ferramenta responde ao direito de acesso à informação, previsto na Constituição Federal e reafirmado pela Lei n° 12.527/2011 – Lei de Acesso à Informação, que estabelece como uma de suas diretrizes a divulgação das informações de interesse público, independentemente de solicitação”, explica a ouvidora do HC, Gabriella Farias.

As informações são referentes a consultas por especialidades, internações realizadas por especialidades, exames por imagem realizados, contratos firmados entre o HC e seus fornecedores, entre outras. O acesso a essa primeira base de dados, publicada em outubro, é livre, sem a necessidade de cadastro. Após encontrar a informação de interesse, o cidadão pode baixar o arquivo e visualizar o conteúdo.

Além dessas ferramentas de transparência, o HC também disponibiliza em seu site o Painel de Indicadores de Gestão com dados para serem consultados pela sociedade.

Date of last modification: 19/11/2021, 13:47