News News

Back

Grupell promove curso gratuito de formação em educação bilíngue para surdos para docentes e profissionais

Capacitação ocorrerá no período de 1º de julho a 30 de setembro deste ano

O Grupo de Pesquisas e Estudos sobre o Léxico da Libras (Grupell), do Centro de Educação (CE) da UFPE, promove, em parceria com a Diretoria de Política de Educação Bilíngue de Surdos do Ministério da Educação (MEC), o I Curso de Formação em Educação Bilíngue para Surdos, no período de 1º de julho a 30 de setembro deste ano.

As inscrições acontecem de 20 a 24 deste mês, pelo formulário eletrônico. O evento será gratuito e em formato on-line com aulas assíncronas no Google Classroom e síncronas (quando necessárias para tirar dúvidas) pelo Google Meet.

A equipe docente é composta por professores doutores e mestres, surdos e ouvintes. As aulas serão em Libras com acessibilidade em língua portuguesa em sistema de áudio e legendagem. O público-alvo será composto por docentes e profissionais (surdos e ouvintes) de escolas da rede pública, privada e/ou privadas conveniadas com a rede pública da esfera estadual ou municipal que atuam em escolas e salas bilíngues para surdos, escolas inclusivas, Salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e no Centro de Apoio aos Surdos (CAS).

O objetivo do curso é capacitar 200 docentes e profissionais que atuam nas redes púbicas e privadas; refletir sobre a educação bilíngue para pessoas surdas com base no contexto socio-histórico, direito linguístico e legislação atual; aprender a utilizar estratégias didático-metodológicas visuais com o apoio das tecnologias digitais de modo a facilitar o processo de ensino/aprendizagem de alunos surdos nas diferentes áreas do conhecimento e utilizar itens lexicais em Libras contextualizados com as diversas disciplinas do currículo da educação bilíngue na Educação Básica.

Mais informações
grupell.ufpe@gmail.com

Date of last modification: 21/06/2022, 13:41