News News

Back

Giro Nordeste fala hoje (26) sobre o ressurgimento de doenças infecciosas no Brasil e no mundo

Demetrius Montenegro, médico infectologista do Hospital Universitário Oswaldo Cruz, em Recife, é o convidado do programa que começa às 17h na TVU

O Giro Nordeste, exibido na TVU (canal 11.1), às 17h, recebe, hoje (26), o médico infectologista do Hospital Universitário Oswaldo Cruz da Universidade de Pernambuco (HUOC-UPE) Demetrius Montenegro para falar sobre o reaparecimento de doenças infecciosas, como a varíola dos macacos (monkeypox), entre outras patologias que estão fora de controle. Na conversa, o profissional explica as diferenças e semelhanças da monkeypox com a varíola comum, fala sobre a rede de vigilância mundial para monitorar as mutações do vírus da influenza e, ainda, sobre a conexão entre o crescimento do desmatamento e o aumento de doenças transmissíveis, entre outros assuntos.

Com mestrado em Medicina Tropical pela Universidade Federal de Pernambuco, Montenegro pondera, durante o programa, sobre o que mais perturba os especialistas em infectologia no Brasil, se a varíola dos macacos ou outras pandemias que possam chegar: “O que mais nos preocupa não é a doença em si, é a condução de uma doença, é a condução da situação da saúde pública no Brasil.” O infectologista afirma que a tuberculose e a hanseníase são doenças que estão totalmente fora de controle no país e destaca que “isso é política pública, política sanitária”.

Quando questionado sobre o negacionismo durante a pandemia de covid-19 ter sido o responsável por várias mortes em todo o mundo, o infectologista do HUOC-UPE lembra que “diferente do resto do mundo, o brasileiro nunca teve comportamento antivacina, o brasileiro sempre foi referência em campanhas de vacinação seja pra que tipo de vacina era aplicado. E lá fora, em outros países, a convicção antivacina é uma convicção filosófica, enquanto aqui no Brasil foi uma situação extremamente política”.

O programa vai ao ar às sextas-feiras, pela TVU Recife (canal 11.1). Excepcionalmente, durante o período de veiculação do guia eleitoral, o horário passa a ser as 17h. Com produção da TVE Bahia, o Giro Nordeste reúne colaboradores de emissoras públicas de rádio e televisão de todo o Nordeste na bancada virtual. Esta semana, o comunicador da UFPE Josimar Parahyba representou Pernambuco.

Date of last modification: 26/08/2022, 16:58