News News

Back

Filme de aluno da UFPE recebe prêmio no III Cine Caatinga

“Chaves da Confecção” foi um dos projetos contemplados na primeira edição das Bolsas de Incentivo à Criação Cultural (BICC), da Proexc

O curta “Chaves da Confecção”, dirigido, roteirizado e editado por Hércules Monteiro, aluno do curso de Design do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE, ganhou o prêmio de “Melhor Curta Estudantil da Caatinga” no III Cine Caatinga, reconhecendo a importância da produção e fruição artística. O III Cine Caatinga é uma realização da Caroá Produções, com incentivo do Funcultura, do Governo do Estado.

O filme foi um dos projetos contemplados na primeira edição das Bolsas de Incentivo à Criação Cultural (BICC), que faz parte do Programa de Estímulo à Cultura (PEC) da Diretoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da UFPE.

Na execução, o bolsista contou com o apoio dos estudantes Júnior Monteiro e Emily Monteiro para a montagem e as entrevistas. O curta mostra a cidade de Riacho das Almas, onde a confecção de jeans garante o sustento de muitas famílias. Devido à pandemia de covid-19, a produção diminuiu e afetou diversos trabalhadores, dentre eles as “Tiradeiras de Pelo”, que, além de conviverem com as adversidades do trabalho informal, tiveram que encarar uma pandemia de frente. Em meio a toda essa turbulência, “tirar pelo” se torna a esperança para quem deseja trazer esperança para casa.

Hércules Monteiro acredita que o PEC-BICC é um importante incentivo para colocar as ideias dos discentes em prática. “Permitir que os estudantes tenham a liberdade de propor um projeto é algo inovador e desafiador para nós. Desde o momento da seleção, os alunos já começam a aprender coisas novas; por exemplo, na escrita do projeto, onde o aluno já aprende na prática como se envolver nessas questões”, diz o aluno. E acrescenta: “Vejo o PEC-BICC como uma excelente forma de aflorar o que há de melhor nos estudantes e disseminar nossa cultura para todos e todas”.

O protagonismo estudantil nas ações de fomento são um fundamento da política cultural na Universidade, como comenta o diretor de Cultura da Proexc, Hélio Pajeú. “O PEC é uma parte da política cultural da UFPE pensada com muito carinho para fortalecer o protagonismo estudantil por meio da BICC. Os resultados apresentados pelos bolsistas até o momento têm nos orgulhando muito, como é o caso do documentário Chaves da Confecção, que mostrou com maestria a importância de se fomentar e dar autonomia a criação, produção e circulação de produtos artístico culturais desenvolvidos por discentes da graduação”, afirma ele.

MOSTRA – Amanhã (12) e quarta-feira (13), acontece a 1ª Mostra Cine BICC UFPE que levará vários produtos audiovisuais fomentados pela BICC para o Cinema UFPE. “Chaves da Confecção” e outros curtas apoiados pela Diretoria de Cultura da Proexc estarão na mostra, que ocorrerá no Cinema da UFPE. Estes eventos são gratuitos e abertos ao público.

Date of last modification: 11/07/2022, 15:56