News News

Back

Festival Varilux em exibição no Cinema da UFPE

Haverá sessões nos dias 14 e 15 deste mês, com ingressos gratuitos

O Cinema da UFPE participa do Festival Varilux de Cinema Francês com a exibição de filmes na quinta (14) e sexta-feiras (15). Para ambos os dias, os ingressos devem ser adquiridos apenas de forma on-line, a partir do link.

Os filmes a serem exibidos são “Contratempos (A plein temps), de Eric Gravel; Peter Von Kant, de François Ozon; King - Meu Melhor Amigo (King), de David Moreau; e O Mundo de Ontem (Le monde d'hier), de Diastème.

Programação

14/07 – 16h 

Contratempos
(A plein temps)
2022/1h28/Drama
Com: Laure Calamy, Anne Suarez, Geneviève Mnich
Direção: Eric Gravel
Distribuição no Brasil: Bonfilm
Classificação: 14 anos
Sinopse: Julie luta sozinha para criar seus dois filhos no subúrbio e manter seu emprego em Paris. Quando ela finalmente consegue uma entrevista para um cargo correspondente às suas aspirações, uma greve geral eclode, paralisando o transporte. Ela então embarcará em uma corrida frenética para salvar seu emprego e sua família.
Vencedor dos prêmios de Melhor Diretor e Melhor Atriz (Laure Calamy) no Festival de Veneza. Indicado para a categoria de Melhor Filme.

O diretor Eric Gravel é nascido em Montreal, onde estudou cinema e trabalhou para a televisão, Eric Gravel mudou-se para França em 2000, onde ainda vive. Sua obra inclui dois curtas-metragens (Ce n'etait qu'un reve e Eau boy) e dois longas-metragens (Crash Test Aglaé e Contratempos). Ele também atuou como diretor de equipe para projetos de televisão e cinema. Gravel já foi coroado com diversos prêmios, como Melhor Diretor no Festival de Veneza e no Orizzonti Award.

Trailer

14/07 – 18h

Peter Von Kant
2022/1h26/Comédia, drama
Com: Denis Ménochet, Isabelle Adjani, Khalil Ben Gharbia
Direção: François Ozon
Distribuição no Brasil: Bonfilm
Classificação: 16 anos
Sinopse: Peter von Kant é um diretor de cinema de sucesso e mora com seu assistente Karl, a quem gosta de maltratar e humilhar. Sidonie, uma grande atriz que foi sua musa por muitos anos, o apresenta a Amir, um belo e modesto jovem. Peter se apaixona por Amir e se oferece para dividir seu apartamento com ele e ajudá-lo a entrar na indústria cinematográfica. O plano funciona, mas assim que ganha fama, Amir termina com Peter, deixando-o sozinho para enfrentar seus demônios.
Indicado ao Urso de Ouro de Melhor Filme no Festival de Berlim em 2022.

A grande revelação do diretor François Ozon veio em 2000, com Gotas d'água em Pedras Escaldantes. O filme é uma adaptação francesa de uma peça do ídolo de Ozon, o lendário diretor alemão Rainer Werner Fassbinder. Ganhou o Prêmio Teddy de Berlim de melhor filme LGBTQ e foi o início de uma longa relação entre o diretor francês e a Berlinale. A farsa musical de mistério de assassinato de Ozon em 2002, 8 Mulheres, levou o Urso de Prata de Berlim por seu conjunto de estrelas, que incluía Isabelle Huppert, Fanny Ardant e Catherine Deneuve. Em 2010, filma O Refúgio, onde inova pela delicadeza do tom e pela forma de agarrar as questões da toxicodependência e da perda. Potiche - Esposa Troféu, do mesmo ano, foi apresentado no Festival de Veneza e em mais de 30 outros festivais internacionais. O filme rendeu a François Ozon, o César de Melhor Adaptação e a Catherine Deneuve, o César de Melhor Atriz. Seu drama íntimo Graças a Deus, sobre três homens abusados quando crianças pelo mesmo padre, ganhou o prêmio do Grande Júri em 2019. Este ano, Ozon voltou a Berlim e a Fassbinder, com Peter von Kant, que abriu o Festival. Assim como Gotas d'água em Pedras Escaldantes, o filme é baseado em uma peça de Fassbinder, que o próprio diretor alemão adaptou na tela como o clássico de 1972 As Lágrimas Amargas de Petra von Kant.

15/07 – 16h

King - Meu Melhor Amigo
(King)

2022/1h45/Aventura, Família
Com: Gérard Darmon, Lou Lambrecht, Léo Lorléac'h
Direção: David Moreau
Distribuição no Brasil: Bonfilm
Classificação: Livre

Sinopse: King, um filhote de leão traficado, foge do aeroporto e encontra abrigo na casa de Inès e Alex, de 12 e 15 anos. Os irmãos bolam um plano maluco: levar King de volta para casa, na África. 

O diretor David Moreau é formado em cinema na Escola Superior de Produção Audiovisual (ESRA). Começou a colocar seus conhecimentos em prática logo após sair da faculdade, escrevendo e realizando dois curtas-metragens. Com a ajuda de Xavier Palud, diretor e roteirista francês, escreveu e dirigiu o seu primeiro longa-metragem, Eles, um thriller de terror estrelado por Olivia Bonamy e Michaël Cohen. Em 2008, produziu e dirigiu o filme O Olho do Mal, um remake do filme dos irmãos Pang (Hong Kong).
Em 2017, realizou Sozinhos, um de seus filmes mais populares. 

Trailer

15/07 – 18h

O Mundo de Ontem
(Le monde d'hier)
2022/1h29/Drama 
Com: Léa Drucker, Denis Podalydès, Alban Lenoir
Direção: Diastème
Distribuição no Brasil: Bonfilm
Classificação: 14 anos
Sinopse: Elisabeth de Raincy, presidente da República, optou por se aposentar da vida política. Três dias antes do primeiro turno das eleições presidenciais, ela fica sabendo por seu secretário-geral, Franck L'Herbier, que um escândalo do exterior atrapalhará seu sucessor designado e dará a vitória ao candidato de extrema-direita. Eles têm três dias para mudar o curso da história.

Diastème, nome artístico de Patrick Asté, começou sua carreira aos 20 anos, escrevendo na imprensa durante alguns anos, principalmente como crítico de cinema na revista Première, mas também como jornalista para 7 à Paris, L'Autre Journal, 20 ans e para a revista de paródia Infos du monde. O diretor se volta para uma carreira artística como autor e realizador da peça La Nuit du thermomètre, muito elogiada, inclusive com dois atores indicados na categoria “Revelação Teatral” no prêmio Molière, em 2003. Em sua carreira, escreveu diversos roteiros para televisão e para longas metragens. No total, Diastème dirigiu cinco filmes e escreveu treze. Dentre suas obras mais conhecidas estão Meu Anjo, Le bruit des gens autour e Julho Agosto.

Trailer
 

Date of last modification: 14/07/2022, 16:50